supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O caos do amor

"Sentava-se ela entre duas amigas no banco da praça em frente a igreja enquanto ele do outro lado da rua terminava de estacionar a lambreta já pedindo um cachorro quente ao ambulante num trailer colorido. Ela balançava os pés de uma lado pro outro apoiando os calcanhares no chão e quando ria escondia a boca com vergonha, enquanto ele mordiscava o lanche que já estava pronto. Ela usava um vestido azul bebê, sapatilhas pretas e um cabelo amarrado com um laço grande cor de rosa deixando  cair a franja sobre a testa, enquanto ele usava uma camisa branca com 3 botões abertos próximo a gola, correntes de prata,anéis,sapato,calça boca de sino e um cabelo quase black power.
Ele a viu e começou a dar voltas na praça pra ve-la enquanto ela ria e disfarçava a boca com a mão na frente comentando sobre ele com as amigas.
No outro fim de semana foi assim dando voltas na praça pra vê-la que foi se estendendo por um mês até um dia ele criar coragem e sentar ao lado dela lhe presenteando com uma maçã do amor.As amigas saíram de fininho nesse dia.
Ela o agradeceu com um beijo no rosto e ele a convidou pra ir ao cinema. Ela aceitou, mas antes ele mostrou a sola do sapato carcumido do lado de tanto dar voltas em torno dela, ambos riram muitos."

Essa é a história que meus pais contaram sobre o que aconteceu em sua época de jovem que na qual me despertou pra fazer um filme.
___ Filme do que?__ perguntou minha consciência pra eu mesmo.
___ Um filme de romance oras__ respondi a ela
___ Romance ou ficção científica?
___ Romance oras!

Ela tinha um tanto de razão, porém a geração de hoje desconhece esse tal romance, isso tudo soaria como uma ficção científica, uma lenda, um mito.
Essa geração é a mesma que se importa mais em "ficar" do que namorar, que beija várias na balada sem se importar em ter uma relação sólida e duradoura, é a mesma que que mesmo namorando esta sujeito a trair ou ser traído, ou que prefere acreditar no "que os olhos não vêem o coração não sente" por saber que se não pensar assim não se relacionará com ninguém, de meninas que olham se o menino tem carro,grana, status, uma geração que quando casa dura de 5 a 10 anos, de casais que não se toleram, que não espera a poeira a baixar, que se precipitiam, que basta dormir amando e acordar desamando, de uma geração que mata 12 mulheres por dia, ou seja, de uma geração que influencia outras gerações e se somam causando o caos do amor.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Vida útil porém curta

O consumidor que procura ter qualidade e segurança nas coisas que compra é aquele que além de ter em mente o que quer comprar também avalia o produto pegando-os nas mãos, abrindo e fechando o mesmo, ou vestindo, ou provando,testando,tirando duvidas com o vendedor e lendo atrás as informações da etiqueta,embalagen ou rótulo, isso claro dependendo do que o consumidor deseja.
´É natural ver em algumas destas etiquetas,embalagens ou rótulos um selo de qualide INMETRO(Instituto Nacional de Metrologia) que testa e garante a qualidade da mercadoria antes de ir ao mercado.
Mas já pensou se outras coisas não materiais que consumimos para o nosso convívio pessoal viesse com uma garantia, identificando por uma logo ou selo colado ao corpo das pessoas  identificando alguns tipos de personalidades.
Pois daí teriamos o INPQP(Instituto Nacional de Patrões que pagam). Imagina você diante de um empregador em uma entrevista, enquanto ele avalia seu curriculum profissional e lhe faz perguntas pra saber se você tem o perfil pra vaga, você olharia de 'rabo de olho' se ele tinha ou não o selo de qualidade INPQP.
Também teriamos o INAC (Instituto Nacional de amigos Confiáveis) pra que pudéssemos ter a garantia se o novo amigo será um bom amigo ou não. É bom termos bons amigos para confidenciarmos nossos segredos mais íntimos e contar com eles quando precisarmos.
Seria interessante se tivessemos o INANT(Instituto Nacional de amantes que não trai). Revolucionaria os futuros romances dalí pra frente. Antes de nos encantar com o sorriso do outro(a) iriamos analisar o selo de qualidade INANT durante a paquera pra depois olhar pro rosto, pro corpo, etc.Nesse caso seria uma tarefa árdua para o Instituto analisar e disponibilizar o individuo(a) ao mundo.
E por que não o INAMUQ (Instituto nacional de musicas de qualidades) que obrigaria as emissoras de rádios e TVs a só colocarem os artistas que tivesse esse selo de qualidade em suas redes de transmissões. Já pensou? Seria o caos,  muito dos que fazem sucesso hoje teriam que trocar de profissões e as musicas se tornariam repetitivas nas rádios por falta de bom artista.
"Que legal, seu selo é colorido", Diria uma pessoa a outra mais despojada.
"Nossa, mas a sua é tão pequena",alguem diria a outra mais discreta.
O cidadão teria direito de customizar suas etiquetas e colocarem aonde bem pretender, com a cor que quiser, com o tamanho que quiser mas não poderia ficar sem as etiquetas, pois seria sujeito a multa.
Talvez assim as coisas durariam por mais tempo, você já percebeu que hoje nada mais dura como antigamente?
A música por exemplo; basta você dormir ouvindo:"No rebolation, no rebolation" pra acordar no outro dia ouvindo:"O jeito é dar uma fugidinha com você" e a essa altura o "Rebolation" já desapareceu dos nossos ouvidos.
 Realmente, nada mais dura como antes,os móveis, os eletros eletrônicos, os brinquedos, a louça, o tecido, o plástico, o isopor, os calçados,as ruas, as casas, os carros, as roupas, o perfume, o gosto, as amizades, os amores, os segredos, os sonhos, a magia das coisas, nada mais dura como antes.Tudo tem sua vida útil porém curta, muito curta.
Mas quanto ao selo, isso não iria acontecer, uma porque o ser humano tem o livre arbítrio pra ter o caráter que bem entender sendo ele bom ou ruím, pra isso se tem justiça, fora que também não somos obrigados a usarmos o que não queremos.
Seria uma revolução na história Nacional e nossos filhos estudariam nos livros a "Ditadura dos selos"

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Big Brother eleitoral

Já se foi aquela época em que nós desligavamos a TV assim que começava o horário político e saia pras ruas pra conversar com o vizinho ou tomar sorvete.Sortudo era aquele que tinha canais a cabo em sua TV,que mudava de canal e só voltava para o canal anterior assim que terminava a propaganda eleitoral.
"São só promessas não cumpridas,mentiras e frases ditas da boca pra fora".
Era o que mais se ouvia, quando não:"Eles só surgem aqui na periferia na época de eleição, depois que vence some".
E eu particularmente não tirava a razão destes, porém pensava a mesma coisa, era nítido a aproximação por troca de interesses dos candidatos. Mas hoje é diferente, a propaganda eleitoral gratuita, aquela que temos que engolir todo santo dia se tornou algo de grande audiência de uns tempos pra cá, principalmente na reta final pro segundo turno. Assim como tem audiência os programas semanais da tarde da TV aberta, aqueles voltados pra mulher, que ganha audiência por exibir a vida pessoal alheia, dos artistas, assim como nos telejornais quando a notícia é algo trágico na vida de uma pessoa pública e assim como são os barracos e intrigas nos reality shows também tem sido no horário político. Ao invés do telespectador sentar no sofá pra ver as propostas politicas de cada cancidato, o público quer ver as imagens de um deles sendo agredido por bolas de papel amssado ou rolos de fita adesiva por militantes do partido oposto e depois ver a candidata adversária dizer que o outro candidato agredido fez 'cena' demais por pouca coisa.Ai ficam revirando o baú do passado politico de um e de outro pra comparar com que pode acontecer caso tal candidato seja eleito.
As emissoras veem adotando esses perfis de programas de uns 10 anos pra cá, devido a grande aceitação do telespectador.Talvez seja uma boa sugestão pro Sílvio Santos pra um programa a ser exibido no horário nobre e disputar a audiência com as novelas globais ou uma ótima sugestão pra globo substituir os programas sem graça de humor da mesma, lhe garanto que terá mais audiência.
Essa é uma campanha eleitoral que já deu pano pra manga e veio pra ficar na história de vez, não só pelos bate bocas e alfinetadas dos rivais presidenciáveis como também das candidaturas de inusitáveis figuras conhecida pelo publico como Tiririca, mulher pêra, Maguila, Juca Chaves e etc, que nos põe em duvida se serão tão bons na política assim como são como artistas ou atletas.
Infelizmente o telespectador brasileiro se delicia com tanta futilidade,com fofoca,com piadas de mau gosto deixando de lado programas de qualidade, de entrevistas, documentários, turísticos, educativos e etc.
Ai fica a pergunta: Qual das propostas dos candidatos é a mais cabível pra convencer a ter um voto decidido?Se é que há alguma proposta.
Qual dos candidatos é o melhor?O que degrine ou o que é denigrido?Uma vez quem um degrine o outro.
E como é que fica o eleitor de bom senso, aquele que não gosta de baixaria e quer ver propostas de governo?
E quem vencer será o grande campeão do Big Brother eleitoral.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Várias faces do sucesso (sucesso positivo e negativo)

Sucesso é a realização alcançada dos objetivos ou pertencer a um nivel de status social elevado,é o oposto do fracasso,é ser visto de outra forma,é ser visto com admiração por outras pessoas por mais pífea que seja o motivador do seu sucesso,depende muito do ponto de vista pessoal.A princípio o sucesso se tratando de TV,revistas e etc, vinha da arte, da música, da dança, do teatro, dos filmes,mas atualmente basta algumas aparições pra cair no gosto popular que, vai desde de pagar mico num show calouros na TV a ser hostilizada na faculdade por causa de um micro vestido.Cada sucesso tem sua proporção, sua intensidade, tem gente que faz sucesso na sua cidade assim como tem gente que faz sucesso no mundo inteiro.
A mídia faz do artista um brinquedo,horas coloca-o dentro dos programas dominicais da TV aberta e na capa das revistas teen e horas os trocam por outro rostinho bonito.Tem gente que tem talento de sobra pra ter sucesso mas não tem e tem outros que estão na mídia porque ta na moda, sem talento algum,infelizmente o Brasil não da valor ao verdadeiro artista.Tem aqueles que alcançam e se mantém nos paparazzo até o fim da vida,outros oscilam e outros despencam e somem da mídia de uma vez por toda.Sortudo é aquele que investe o dinheiro que ganhou com a fama e investe em comércios,imóveis,grifes,haras,hotel fazenda e etc.Pena que alguns mesmo usfruindo ainda da riquesa que ganhou com a glória se deprime com a falta do brilho, da tietagem por estarem fora do perfil e dos padrões das emissoras de TV e buscam de toda forma voltarem ao estrelato. Por isso é comum ver artistas do passado participando de reality shows,atuando em filmes eróticos,sendo destaques na escola de samba ou se canditando a deputado federal, é como se fosse uma dependência, um vício, o sujeito não suporta a ídéia de andar na rua sem ser notado mesmo que a tietagem tivera sido pertubadora na época de fama do mesmo.
Mas tem uma outro tipo de sucesso que quero falar também, é do sucesso negativo dos ladrões que surgem constantemente nos telejornais do brasil,embora ladrão nenhum seja merecedor de algum sucesso.O sucesso é positivo para as câmeras comerciais instaladas nos estabelecimentos pra identificar o infrator que rouba o mesmo. Tem até político sendo flagrado por tais câmeras ocultas escondendo dinheiro de propina nas meias e cuecas.
Esse é um sucesso que ninguém quer ter:"Sorria, você esta sendo flagrado"

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os homens são como os gatos.

Psiu... Psiu... Psiu...
Não vem mesmo!
Chego a me desgastar de tanto que as chamo e eles só ficam deitados de barriga pra cima ronronando e se banhando com saliva. Só vem a gente quando esta com fome, principalmente quando ouvem barulho de talheres batendo aos pratos, barulho de embalagens plásticas se abrindo ou quando sentem cheiro de comida, quando não aquele “TSIII...” de fritura.
Pior é quando sai briga, viram uma espécie de avalanche descendo o telhado, um baita barulho a noite, em que nos acorda assustado. Brigas bobas por disputas territoriais ou por fêmeas.
O cortejo é um barato, se tornam tarados e as perseguem como loucos e as atacam mordendo o pescoço,naquela sobra de pele na parte de cima. Ás vezes somem, ficam dois, três dias fora e voltam sempre com uma cicatriz no rosto. Miam, miam, miam... Fecha os olhinhos e miam, esfregando o focinho em nossos pés.
Legal é quando são filhotes, brincam com os irmãos e quando crescem se separam.Basta esfregar a ponta de uma folha seca no chão que eles vem correndo, saltitando a brincar.
Crescem e se separam, vão caçar, vadiar e procurar um dono. Dizem por aí que não somos nós que a adotamos e sim são eles que escolhem a casa que querem morar. Pequena, grande, de rico ou de pobre, não interessa, invade o nosso lar, pula na pia e roubam as nossas misturas e saem correndo pra comer no quintal.Tem também outra lenda que diz que os gatos velhos visando a própria morte saem da sua casa e vão morrer longe da família que o adotou.
Malandros por instinto, vagabundos boêmios, sedutores e valentes, assim são eles. Há uma observação: "só as fêmeas têm três cores".
No parque da represa tem vários que se aglomeram como gangue formando uma bola só de pelo colorida,preto,branco,rajado,pardos despertando a laegria das crianças que os admiram e observa seu jeito natural de ser.
Odeio os gatos!
São interesseiros, cínicos e falsos, não tem nenhum afeto e consideração pelo dono, só sujam a casa com pelo e gastam nosso dinheiro com ração, embora muitos comem restos, caçam pardais e lagartixas na parede.
Lagartixas na parede?
É... O meu adora, o seu não?Tudo bem.            
Já ouvi muitos falarem isso.
Porém não entendo!
Os gatos são como os homens.
Os homens são como os gatos.
Mas piores.
Os gatos fazem isso por instinto, puro instinto, é o que a lei da natureza estabeleceu a eles, espreitar, caçar, perseguir, seduzir, cruzar, vadiar... Vadiar.

Nós gatos já nascemos pobres, porém já nasceram livres”

Agora os homens...

Há... !!!

Nem te falo.

Vagner Zaffani (texto-8)
01/03/03

sábado, 16 de outubro de 2010

O brasil caminha em filas



São filas pra tudo. Pra comprar ingressos do clássico do futebol no domingo as 4, pra comprar ingressos da banda power pop que você tanto admira num poster atrás da porta, filas pra merenda, pra cantina, pra tomar a hóstia e receber a benção do padre, pra despedir dos parentes em dias de casa cheia, fila pro mercado,pro açougue, pra farmácia, fila pra pegar e senha e pra depois voltar pra fila denovo e assim ser consultado no médico, filas e filas de carros a espera de abrir o sinal e seguir em frente. É curioso o quanto o Brasil caminha em filas e foi numa dessas famosas filas brasileiras que presenciei de perto 3 grandes polêmicas.
Era uma terça-feria a tarde, quinto dia útil do mes e meu chefe me entregou em mãos uma pasta cheio de cheques e contas a pagar no banco. Assim que entrei no banco e passei pela porta giratória dei de cara com uma fila sinuosa que me aguardava, caminhei e esperei atrás do último que em seguida vieram outros atrás de mim também. UFAAA!! não sou mais o ultimo.
No banco tinha 3 caixas, 2 caixas comuns e um outro especial pra atender idosos, deficientes físicos, gestantes e mães com crianças no colo, mas que atendia normalmente outros clientes independente dessas carências toda. Uma senhora aparentando uns 65 anos vendo aquilo disse em alto e bom som: "Eu acho errado isso, um caixa especial pra idoso atender qualquer pessoa."
Eis ai a primeira polêmica do dia: Em que situação o idoso deve reinvindicar seus direitos?
O homem que manipulava o caixa disse:"Sim a senhora tem razão, aguarde atrás dessa moça que depois dela eu te atendo"
A senhora a caminhou até o caixa esboçando um sorriso de vencedora e no caminho ela cutucou um senhor de cabelos grisalhos e disse:"Vamos, vamos, a gente que é idoso temos exclusividade".O homem sem graça sorriu de lado e permaneceu em silêncio, mas a senhora persistiu:
"Vamos, vamos, a gente que é idoso temos exclusividade".O homem irritado disse:
"Eu tenho o cabelo branco mas não sou idoso, irei esperar na fila como os outros".
Eis a segunda polêmica do dia: A partir de quando me sentirei idoso?
Um outro rapaz indiganado exaltou-se e disse:
"Eu acho errado isso,o idoso tem direito de exclusividade no caixa, mas a gente esta cansado de trabalhar o dia todo no pesado enquanto muito deles atravessam a noite nos bailes da terceira idade cheios de energia pra dar".
Essa seria a terceira polêmica do dia: Quem será digno de tais direitos?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

To falando das crianças



Ainda me lembro quando a “Tia Cida” foi até em casa pra me dizer que a vaga que eu tanto queria estava disponível, mas que daí dependeria de mim, do meu desempenho e da minha força de vontade. Desde já fiquei feliz, pois seria uma nova experiência de vida, que guardaria comigo até o fim da mesma. Por fim deu certo e a princípio conheci quem seriam as criaturas que na qual zelaria.
São eles:
Victor, Lucas, Gabriel, Leonardo, Bruno, Pedro, Arthur, Heitor, Isabela, Vitória, Carol, Beatriz, Laura e etc.
10 em cada 100 são Victor. 10 em cada 100 são Lucas. 10 em cada 100 são Gabriela. 10 em cada 100 são Isabela. 10 em cada 100 são Vitória e etc.
Alguns variam e mudam apenas uma letra do nome:
De Gabriela, pra Gabriella, para Gabrielle.
De Isabela, para Isabella, pra Isabelle e etc.
Outros acrescentam outro nome além destes que eu já disse e ficam:
João Victor, Luis Leonardo, Ana Beatriz, Ana Laura e etc.
Mas todos saem com o cadarço encardido de tanto pisar arrastando-os pelos corredores, passando pelo Hall de entrada, despedindo-se dos “tios”, das “tias”, das monitoras e do porteiro do colégio ao encontro do pai, da mãe, da avó, do avô, da Babá, ou do motorista, manobrando suas mochilas de rodinhas que trepidam na calçada entre a porta e o portão.
Alguns festejam quando vêem o pai, a mãe, ou avô, ou a avó, ou a babá ou o motorista e se vêem livre de horas de tédio a espera de ir embora.
Outros reclamam e dizem ao pai, ou a mãe, ou ao avô, ou à avó, ou a babá ou ao motorista que deveriam demorar mais um pouco, pois ai daria para conversarem mais com os amigos, assistir desenho, jogar um jogo, pentelhar e desenhar de giz na lousa da sala 10.
Alguns não se despedem dos “tios”, das “tias”, das monitoras e do porteiro do colégio de tanto ódio que sentem.
Pior é quando insistem em jogar bola no estacionamento da frente ou brincar de esconde-esconde no jardim. Fogem aos nossos olhares observadores quando nos distraímos, mas sempre obedecem quando a reprimimos.
Alguns choram de saudade e outros correm da sala a porta durante a aula em busca de fugir e aliviar uma dor que só quem é criança sente ás vezes, que nós adultos não entendemos e esquecemos depois que crescemos, por num ter a maturidade suficiente pra resolver.
Tem gente grande que também foge da incógnita, e bebem, ou fumam, ou se drogam. Mas... Deixa gente grande pra lá e vamos continuar a falar das crianças, que na qual convivo e de  toda dor imcompreendida pelos adultos, do desmazelo que os fazem arrastar os cadarços pelos corredores, ou falta de responsabilidade que os fazem querer ficar mais são relevantes.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Soou como um parto


Nos dez primeiros minutos do dia 13/10/2010, emergiu do subterrâneo do deserto de Atacama na cidade de Copiapo no Chile de um túnel vertical, uma cápsula com 50cm de diâmetro com as cores branco,azul e vermelho, da bandeira do mesmo país trazendo dentro dela alegria.Era a alegria de trazer de volta a terra o primeiro dos 33 homens soterrados na mina de San Jose. Florêncio Álvaro,31 anos, logo esboçou um sorriso ao ouvir as palmas dos residentes do acampamento Esperança, da equipe que se empenhou pelos resgates dos mineiros, do Presidente Sebastian Piñera, da primeira dama e da Mulher,seguido de um forte abraço do seu filho de 7 anos que chorava muito.Quarenta minutos depois a cápsula traz também o segundo mineiro resgatado do subterrâneo da mina. Era Mário Sepulveda, considerado o mais divertido da turma, que comemorou sua liberdade com muito bom humor e gritos de guerra,presenteando o presidente com pedras que trouxe de recordação do fundo da mina. E a cada vida resgatada eu ouvia: "Nasceu denovo, nasceu denovo". Foi daí que eu passei a enxergar toda aquela operação de resgate de uma forma diferente. Era como se o solo da superfície da mina fosse uma mãe sentindo as contrações de um parto e a cápsula fosse a placenta, puxado por um cabo que era como um cordão umbilical, que ligava a cria ao mundo.
A mamãe de terras rochosas paria um de cada, com um intervalo de 40 a 50 minutos mais ou menos,parindo homens de 19 a 63 anos de idade, parindo homens que ficaram sepultados vivos por 68 dias,  comendo atum e bebendo leite pra sobreviver, parindo homens que só tinham a esperança de ser resgatados vivos depois do natal de 2010, parindo homens que muitos especialistas acreditaram não voltar com vida, parindo homens que servirá ao longo dos anos como um bom exemplo de força e resistência física, homens que superaram a vontade de viver mais uma vez.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Quem vai morrer hoje?

O povo brasileiro é um povo que se adapta fácil as coisas da vida mesmo a meio de tantas dificuldades pessoais.O povo brasileiro já se adaptou as mudanças bruscas do clima,já se adaptou em andar apertado nos coletivos intermunicipais,já se adaptou as filas,já se adaptou à espera,ao trânsito engarrafatoso, com o lugar em que mora, em acordar muito cedo e chegar muito tarde em casa do trabalho e vem se adaptando cada vez mais a violência gratuita na TV. Principalmente com as intrigas, com o adultério,com os filhos bastardos que surgem no desenrolar da trama, com o tapa do marido ciumento na cara da esposa adultera,com a gargalhada irônica do vilão, com a ambição,com os assassinatos em série,com o suspense, com as idas e vindas amorosas do mocinho e da mocinha e agora terão que se adaptar em escolher quem vai morrer na novela.
Sim, aconteceu no úlltimo dia 11/10/2010 em uma novela do horário nobre da TV GLOBO. O autor Silvio de Abreu que gosta de aguçar o instinto investigativo do público noveleiro, assim como foi em "A próxma vítima", "Torre de babel" e "Belíssima" sugeriu cinco personagens da novela Passione e pediu para que o público escolhesse quem seria a vítima de um possível assassinato na trama pelo 0800.
Agora o telespectador noveleiro irá desde essa data escolher as vítimas, quem vai morrer ou não e logo irão escolher quem irá matar também, imagina se essa moda pega.

domingo, 10 de outubro de 2010

O leite derramado

Fim de tarde de uma sexta-feira, motoristas anciosos pra chegar em casa se engarrafavam entre outros nas principais avenidas da cidade, alguns estressados esmurravam o próprio volante, com pressa e depois colocavam a cabeça pra fora do vidro xingando o motorista vizinho. Motociclistas cortando os carros se desafiavam entre os corredores de automóveis, alguns motoristas mais alvoroçados cruzava os pares e os semáforos na esperança de ir mais adiante e por sinal foi um desse que se chocou com outro em um cruzamento da região central do municipio.
Os homens que dirigiam os carros envolvidos no acidente desceram dos mesmos e foram pra diante um do outro.Um deles desceu de uma caminhonete importada,trajando terno e gravata,era um homem  rico que se virou paro o outro e disse:"E agora, o que farei pra ir no clube,nas formaturas e nos coquetéis da vida?".
O outro, que havia descido de um carro popular antigo,trajando uma camisa com o bolso bordado o nome da empresa e a calça suja de graxa, um homem simples que apontou para o seu próprio carro disse:"é velho mas ta pago!"
Ambos deram as costas um para o outro,caminharam-se em direção das calçadas aonde se sentaram nas margens com os pés nas sarjetas apoiando os cotovelos nos joelhos,  mas cada um de um lado da rua.
O homem rico de um lado com a cabeça baixa começou a balançar a mesma pra um lado e pro outro em forma de negativa e o outro, o homem simples, coincidentemente do outro lado da rua fez o mesmo, dai eu pensei:

"Talvez seja uma forma de captar energias que façam seus carros voltarem como era antes."

Depois disso, o homem rico que além de sentar na margem da calçada com os cotovelos apoiados nos joelhos e balançando a cabeça de um lado pro outro passou a chorar. Coincidindo a imagem o homem que também sentava a margem da outra calçada, com os pés na sarjeta apoiando os cotovelos nos joelhos além de olhar pra baixo e balançar a cabeça de um lado e pro outro também passou a chorar ,daí eu pensei denovo:

"Talvez seja uma forma de ambos de intensificar a captação de energia que façam os carros voltarem como era"

Depois de tudo isso, o homem rico que além de sentar na margem da calçada com os cotovelos apoiados nos joelhos, com os pés na sarjeta, balançando a cabeça de um lado pro outro, chorando apontou para o seu próprio carro. O homem simples fez o mesmo só que ao invés de apontar para o seu próprio carro, ergueu os braços olhando para o céu. Vendo aquilo passei a achar que:

"Talvez seja uma forma de ambos de intensificar a captação de energia que façam os carros voltarem como era em dobro, mas cada um com sua técnica"

Brincadeira, a gente sabe o quanto é lamentável perder ou danificar um bem material pessoal, mas cabe a ambas as partes conversarem e decidirem civilmente o que fazerem em relação ao acidente, chorar pelo leite derramado não irá mudar em nada...o que vale é permanecer vivo.


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ser paciente é ser paciente

Era 8 da manhã quando o relógio despertou,levantei me,tirei o pijama,vesti uma bermuda jeans,uma camisa polo azul,tomei café e procurei chegar um pouco antes da hora marcada. Assim que cheguei vi vários bancos diante da porta do médico com 15 ou 20 pessoas sentadas aguardando para serem chamadas,todos enfermos e com caras de sofridos.Tinha um que ocupava duas cadeiras, uma pra sentar e outra pra apoiar a perna enfaixada, uma senhora gordava que dormia em cima do próprio ombro e outra senhora que tossia ineterrupitamente. Deu 9 horas,a hora marcada pra consulta e o médico ainda não tinha chegado,havia apenas a porta do mesmo fechada, com uma plaqueta escrita:"sala 27", e um papel sulfite branco, fotocopiado em preto o nome dele.
O médico chegou era 9:15 da manhã,disse bom dia sorridente a todos pacientes que o aguardavam sentados e os pacientes responderam como se ja fosse intimos do Doutor.
Dentro da sala o Doutor chamava um por um pelos nomes, aos poucos e via os bancos de espera se esvaziando enquanto eu ainda aguardava pra ser chamado.No banco ainda estava o homem com a perna enfaixada apoiada em outro banco mexendo o pé impacientemente, a senhora gorda que dormia no próprio ombro agora se apoiava no ombro de outra senhora e a senhora que tossia ineterrupitamente as vezes tossia como um metrometro.

COF,cof,cof...COF,cof,cof...COF,cof,cof...

E ás vezes tossia com ritmo junto com outro que também tossia lá atrás formando uma sinfonia de tosses na sala de espera
Chegou 10 da manhã e todos ja tinham sido atendido,exceto eu e a senhora que tossia que com os olhos rasos dágua ela me virou e disse:"se o médico não me atender eu morro aquí". Me partiu o coração.
O doutor chamou meu nome e com o coração partido resolvi dar a frente a esta senhora.
10 minutos depois ela saiu e de lá dentro de sua sala ele gritou: "o próximo paciente por favor".
"O próximo!!!!"Ele nem me chamou pelo nome porém sabia que depois de mim não tinha mais ninguém.Entrei, sentei na cadeira e perguntei:"Você me chamou de paciente?"
E ele respondeu:"Sim, paciente'
dai eu disse:"Por acaso sou paciente por ter paciência de te esperar por tanto tempo a sua espera?"
Sem graça ele me sorriu de lado e me perguntou já mudando de assunto:"O que você precisa?"
Mas no fundo a gente entende, porém muitos deles tem que sair correndo de um hospital a outro e chegar em tempo pra atender a todos os pacientes agendados e é nisso que surge os atrasos e a espera tediante de quem quer ouvir palavras de cura de quem entende da coisa; O que precisa é de mais hospitais, uma vez que pagamos impostos...e pagamos muito por sinal.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

I-POD,I-PHONE,I-PHODA-SE

"É sexta-feira agora hein!!!"
Gritou um amigo ao outro durante ao intervalo de aula
"Sim, é sexta-feira"
Confirma o outro já ancioso pra chegar o evento.
É que na sexta-feira daquela semana iria ter um evento, que na qual iria se apresentar vários grupos de dança formados pelos alunos da escola.Os alunos vinham na parte da manhã pra estudar e no periodo da tarde alguns retornavam pra fazer atividades extra-classe(plantão de duvidas,futebol,vôlei e etc...) mas, tinha aqueles que vinham com o grupo pra ensaiar a dança que iam apresentar no evento.
Numa tarde um grupo veio e nos pediram uma sala climatizada, uma caixa multiuso e um cabo P2/RCA pra conectar o i-pod a caixa e a gente cedeu. Mais tarde veio outro grupo e também nos pediram o mesmo e a gente cedeu também. Depois dos 2 grupos um terrceiro veio também e nos pediram o mesmo, dai a gente disse:"sala climatizada nós temos, mas outra caixa multiuso com cabo P2/RCA não mais, as que temos já está sendo usada por outros grupos".
Um deles entristecido exclamou:"aaaaaaaahhhhh!!!!!!!!!
"mas tenho um aparelho CD Player, disponível,vcs trazem o cd,põe no aparelho e ensaiam a dança"
Disse eu tentando resolver o problema.
"CD?que CD? a gente não tem CD, só mp3,i-pod.i-phone"

"CARAAAAAAAAAACAS"

Só agora caiu minha ficha, essa geração não conhecem o CD, quem dirá o vinil. Não nego que tenho vários mp3 no meu computador, mas mesmo assim prefiro te-los dentro de um CD original...tanto o cd como o vinil tem capa, tem cara, tem história, coisa que essa tecnologia toda não tem.Sei que é caro o CD original na loja, mas...pra não perder o hábito de compra-los, vou ao sebo e compro-os mais baratos e em bom estado. A tecnologia evolui, nos facilita nosso dia-dia mas faz perder também boa parte do seu encanto.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Em prol do meio ambiente

Nós sabemos o quanto é importante a publicidade no país, qualquer uma delas, seja ela por TV, rádio, flyers, outdoors, revistas, jornais. Particularmente falando, já fui despertado pelo desejo de comprar algo através de um jornalzinho de ofertas que recebo em casa semanalmente, nisso vemos a importância da infrmação marketeira. Mas ainda encontramos a rua suja de santinhos que a politicagem deixou na rua pós eleição, cavaletes quebrados e deixados nas marquizes das principais avenidas das cidades, faixas e banners pendurados nas grades e  nos postes de iluminação; Não é possivel que além de tolerar as roubalheiras,as mentiras e as falsas promessas desses, ainda temos que suportar olhar para a cara feia dos mesmos quando cruzamos por lugares ainda poluídos pelo seus lixos eleitorais, será que o quintal da sala destes se encontra igual as ruas dos bairros cujo há um colégio eleitoral.
E o mais curioso é que a 500 metros de um colégio eleitoral e a 300 da minha casa tinha um punhado de santinhos jogados ao chão de um mesmo candidato, alguns molhados pela água que sai das casas e escorre pela sarjeta mas outros enxutos o bastante pra ver a cara do anti-ambiental. Era cerca de uns 50 mais ou menos, de um candidato que passou despercebido pra mim durante esse tempo todo de divulgação eleitoral mas que me despertou a curiosidade de saber quem era o sujão. No santinho dizia:"VOTE EM FULANO DE TAL(pra não dizer o nome) EM PROL DO MEIO AMBIENTE".chega a ser ironico não é!? Bom seria se a sujeira dos políticos fossem só essa, mas já que sujam cabe a eles limparem.