supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sobre os nomes, sobrenomes


É assim, além da espera do pequeno ser que virá ao mundo trazendo amor e felicidades a todos da família, existe também a discussão de qual será o nome deste até entrarem num acordo e assim ser definido e, quando nasce, além do nome o bebê ganha um sobrenome, que é a junção dos sobrenomes do pai e da mãe oriundos dos avós e bisavós e assim por diante, nisso esse cresce e se casa tendo também um filho, dando também nomes e sobrenomes que vão se difundindo mundo a fora enquanto houver população humana.
Sobrenomes árabes, portugueses, italianos, espanhóis, alemães e sobrenomes que levam um tempo a mais para se pronunciar de tão grande que é, tipo Pedro Alvares Cabral. Tem aqueles que mostram a sua posição social, se você é rico ou pobre, mas sempre dando personalidade e identificação de um com os outros, dando também uma questionação curiosa do quanto somos miscigenados, formando um país misto de origens.
São Souzas, são Silvas, são Pereiras, Alves, Limas, Costa, Campos e etc. Sendo eles com brasão ou não, sendo eles com status ou não, sendo eles bonitos ou feios.
Mas os sobrenomes se tornam curiosos quando eles tem o mesmo significado de um objeto, de uma árvore, de um animal. Imagina se resolvêssemos escrevê-los ao "pé-da-letra", por extenso o que ele significa, por exemplo:
__Paulo César Pé de Azeitona
No caso, "Pé de Azeitona", seria Oliveira, ou:
__ Maria do Carmo Pé de figo.
"Pé de figo"que substituiria o Figueira, ou:
__Luis Fernando Pavos Cristatus, que naturalmente seria Luis Fernando Pavão e pra finalizar:
_ Mário Gonçalves de Oliveira Pênis, mas esse nem irei traduzir.
Mas os sobrenomes são indiscutíveis as vezes, pois são heranças que vem dos primórdios até o atual, que darão continuidade a