supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sábado, 14 de maio de 2011

Donas de casa ou donas da casa?


A Bombril é uma empresa brasileira do setor de higiene e limpeza doméstica, cujo o principal produto é uma lã de aço, fundada em 14 de janeiro de 1948, no bairro do brooklin São Paulo, por Roberto Sampaio Correa, sobre o nome de Abrasivos Bombril LTDA, tendo a sucessão de Ronaldo Sampaio Correa em 2006, filho do fundador.
Desde sua fundação, os produtos da Bom Bril foram sucessos, mas se tornou líder de vendas em 1978, quando então os publicitários Washingtom Olivetto (W/Brasil) e Francesc Petit (DPZ), criaram o garoto Bom Bril, estrelado por Carlos Moreno.
Os comercias da Bom Bril sempre foram bem humorados, tendo uma linguagem direta e reta ao consumidor, agradando também as crianças, público esse que possui forte poder de persuasão junto aos pais, que segundo uma pesquisa de 1987, as crianças chamavam os pais pra assistirem também o comercial assim que ele era transmitido: "mãe, olha o do Bom Bril". Ou seja, muita gente cresceu assistindo os comercial dessa marca, que atingiu79 milhões de vendas no ano de 2003, batendo recorde de vendas de pois de um fracasso em 2002.
A marca é tão conhecida, que é comum alguém entrar numa mercearia, pegar da prateleira uma lã de aço de outra marca e perguntar: "Quanto esta o Bom Bril?", similando todo produto do gênero a marca.
Mas nós, admiradores de uma bela campanha estrategista de marketing, que além de nos oferecer produtos e qualidades, também nos oferece alegria e bom humor, andamos no ano de 2011 sentindo a falta do garoto propaganda que consagrou o mundo propagandício no Brasil.
Carlos Moreno, deu lugar a três mulheres: Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzy, que por sinal, são ótimas atrizes.
Creio eu, que todo mundo tem seu mérito e um lugar ao sol, mas, também creio, com a mesma fé, que esse lugar, cedido pelo ator anterior, não foi bem ocupado. Não digo pela atuação das atrizes e sim pelo conteúdo da idéia do apelo comercial, que mostram mulheres, que se dizem donas da casa e não donas de casa, até ai tudo bem.
Mas, a propaganda é de péssimo gosto, pois em uma delas diz que "se dependensse dos homens, a humanidade ainda estaria nas cavernas", que prossegue dizendo que o mesmo "homem é bom, mas é tosco". Em outro a atriz diz: "que o homem já percebeu que somos a parte mas evoluída da humanidade", ou, "homem só tem 5 utilidades". Isso é machismo inverso, ou feminismo, sei lá como chama, só sei que não tem nada de engraçado nisso. Sou contra o machismo e a favor da igualdade dos sexos, mas nem por isso, essa tal "mulher evoluída", tem que se sentir acima do sexo oposto pra se sentir grande também.
A mulher tem que deixar de ser dona de casa, pra ser dona da casa, e dividir a mesma proprietariedade com seu homem, pois somos iguais.

2 comentários:

  1. Realmente mano. A desculpa pela ausência. Bom texto.O comercial pode até ser engraçado, mas é muito sem noção se a gente for avaliar a fundo. Até mais. Tenho post novo sobre o Deep Purple lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sugestão. Vou colocar duas ou mais bandas queue tu sugeriu lá no meu blog. Vai demorar um pouquinho, mas vou fazer um esforço.

    ResponderExcluir