supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um relógio diferente

Não há uma casa que não tenha ao menos um relógio e estes, também conhecido como horológio, no português antigo, tem sua história dando início aos primórdios relógios de sol, relógios de água (clepsidras), relógios de areia (ampulhetas) a 600 A.C. Evoluindo para os relógios de pêndulo, de quartzo, atômico, de bolso (símbolo da alta aristocracia), de mesa, de parede, de pulso (criado por Santos Dumont), os rádio-relógio (que nos despertava com música), os digitais, vários modelos, formas, cores, pesos, valores. Muitos deles espalhados em aparelhos de DVD, microondas, celulares, torres de catedrais, mas, tem gente, que mesmo tendo todo esse material comum de informação horológica, costuma transformar  os 60 segundos de 1 minuto e, os 60 minutos de cada hora das 24 diária, num jeito diferente de nos orientar.
Digo, pois, certa vez, um amigo, que era todo organizado, espalhando papéis anotados os compromissos do mês na porta de sua geladeira, seguros em um imã e dotando-se de uma pontualidade quase britânica, quase neurótica, me contou que saiu de casa um dia para ir ao médico, atrasado, esquecendo seu  relógio de pulso, uma catástrofe pra quem é tão organizado. Na rua, perguntou a um transeunte, morador do interior, de uma cidade pequena e pacata as horas e, o homem, muito educado, tirou o chapéu da cabeça e disse: "São duas e pouco".

"Duas e pouco?", pensou ele, "meu compromisso é as 2 e meia da tarde, será que duas e pouco, são 2 e cinco? ou duas e quinze? ou duas e meia? Caracas! Será que estou atrasado?

Preocupou-se, uma vez que até então nunca tinha visto um relógio que marcasse o minuto "pouco".
Minutos depois, preocupado com o possível atraso, perguntou a outro moço, que pintava o muro de uma casa as horas e, o mesmo disse: "Falta 15".

"Falta quinze? Quinze para as duas e quinze? quinze para as duas e meia? ou quinze para as três? Não posso me atrasar.

Por fim, ele me disse que se apressou, chegou no consultório, o mesmo que ele tinha marcado a consulta e, no relógio de parede do mesmo marcava duas e 20.  

UFAAAA!!!

Um comentário:

  1. Ai meu Deus ashuashuashu


    Eu de vez em quando tenho essa neurose de chegar na hora ou não. Mas o lance do "duas e pouca foi sacanagem do destino msm ashashuas


    Vlw plo comentário sobre os Beatles. O próximo post vai ser em homenagem ao Led Zeppelin

    ResponderExcluir