supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

terça-feira, 26 de julho de 2011

Campanha versus Consciência

Se é fácil parar de fumar ou não, já não sei responder, pois é relativo, depende muito do esforço de cada um, só sei que desde 2001 a ANVISA tenta convencer os fumantes a tentar largar o vício com imagens repugnantes, que vão de indivíduos com membros necrosados a um frustado homem com disfunção erétil, disputando com as campanhas que a indústria tabagista veicula nas mídias em geral, de gente bonita e se divertindo com um cigarro entre os dedos, brincando com a fumaça, de cowboys boa praça, cavalos de porte correndo ao vento, sadíos. Algumas imagens são forçadas e acabam sendo engraçadas devido ao exagero, mas outras causam pavor e medo apenas de olhar.  Não sei se funciona, pois sei que muita gente ignora a imagem devido a força do vício, eu mesmo, particularmente nem lembrava que tinha uma foto assustadora no verso do meu maço de cigarro, quando fumava, mas outros  preferem não ver.
O segundo lote de fotografias foi lançado em 2003 e o último em 2009, e a cada lote com imagens mais pesadas do que as anteriores, afim e fazer funcionar pra valer a campanha anti-tabaco.
Mas já pensou se a moda pega, e o Instituto Nacional de vigilância sanitária tentasse chocar o consumidor, com imagens relacionadas com o mal que cada produto provoca. Pois daí teriamos imagens de pessoas obesas no verso das embalagens de chips, pessoas acidentadas ou com barrigas inchadas de cirrose no rótulo da garrafa de cerveja, de pessoas sofrendo um ataque cardíaco nas letras coloridas de um saco de sal e daí por diante. Mas fica a pergunta: Será que tudo isso seria válido, mesmo sabendo que todos sabem o que cada produtor a consumir provoca? Ou será que o que previne danos a saúde de cada um é a própria consciência? Será que teremos a imagem de um jovem alienado, na capa do Cd do Luan Santana daqui uns tempos?
O que vale é a liberdade escolha. Beber, fumar, consumir calorias e até mesmo ouvir Luan Santana (fazer o que?). Cada um faz o que bem entender da vida, desde que não prejudique o próximo.

3 comentários:

  1. Meus textos estão mais curtos, é que eu ando meio sem assunto.. rsss... valeu galera!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Porra vagnão! Adoro Doritos!!!!! e sem dúvida parte da minha pança devo a ele. comeria sem culpa mesmo com essa imagem.
    Mas que foi uma boa a ideia do luan santana foi!!! hahauau

    ResponderExcluir