supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Em defesa dos palhaços

Dizem por aí que existem indivíduos que tem instantes de palhaçadas, fazendo rir as pessoas ao seu redor pelo simples fato de fazer feliz o próximo e de querer transformar o ambiente em mais harmônico. Tem que aqueles que não são palhaços por um instante mas sim o tempo todo, demonstrando um farto repertório de criatividades. Fora aqueles que são palhaços como uma forma de disfarçar as próprias mágoas por trás de um personagem que ele mesmo inventa.
Mas será que esses indivíduos se inspiram naquela tradicional figura oriunda do circo?
Há relatos de figuras semelhantes ao palhaço contemporâneo desde 2500 a.C, no Egito Antigo. São encontradas várias outras referências; Grécia, Roma, China e até em civilizações americanas como os astecas. Podemos achar referências à arte de fazer rir quatro mil anos atrás. Inúmeras vezes esse personagem adquiria importantes papéis sociais, muitas vezes estando ao lado do rei ou imperador. Esses papéis sociais se estendem até hoje em trabalhos beneficentes  em hospitais, em comunidades carentes, praças públicas, escolas e etc.
Me lembro até hoje quando eu ia com a família ao circo assistir apresentações tais como o globo da morte, mágicos, equilibristas e trapezistas enquanto aguardávamos ansiosamente pelos protagonistas do espetáculo, que por sua vez entravam no palco dentro de um carro pequeno que mal cabia um e quem dirá dois, três, quatro...que desciam do carro chutando o traseiro do amigo, trocando tortas na cara e uma flor no paletó que espirrava água só pra sacanear.
Me recordo também que quando víamos alguém trajado desse personagem descendo ás ruas do bairro, íamos de encontro com ele, pra seguir junto se possível de mão dada, mão essa tão disputada, pena que só tinham duas, com toda alegria e ingenuidade diferente de uma geração atual que prefere dizer "vou passar por cima de um desse caso eu cruze no meu caminho".
Mas qual o motivo de tanta raiva sobre este que só nos faz bem?
Hoje basta digitar a palavra "palhaço" ou "clown" (em inglês), em alguma ferramenta de busca para que o resultado seja bem diferente da ideia normalmente associada a risos e diversão. "Histeria", "macabros", "horríveis", "aterrorizantes" e "assassinos" são algumas das associações de palavras encontradas.
É que a moda de pessoas vestindo máscaras aterradoras de palhaços tem se estendido por diversas cidades dos EUA e agora dá trabalho às polícias britânica e canadense. O que começou como uma simples travessura para dar sustos em pessoas parece estar se tornando algo mais perigoso.
Muitas das pessoas que se vestem de palhaços usam as roupas coloridas que todos nós conhecemos, mas a diferença está no uso de máscaras com expressões de terror.
Acontece que esses  palhaços (imitadores) andam pelas ruas à noite, em parques e locais menos iluminados, de onde aparecem de forma repentina para assustar pedestres e motoristas. Uma conta no Twitter, intitulada "Avistamento de Palhaços", tem mais de 100 mil seguidores e dezenas de fotos e vídeos feitos nos EUA e em outras partes do mundo.
Nisso a imagem do personagem vem sendo distorcida principalmente para aqueles que ainda não o conheciam, transformando o bom moço em vilão da sociedade.
Mas porquê escolheram o palhaço ?Não poderia ser o mágico, o equilibrista, o trapezista?
Só sei que independente de qual é o motivo desencadeador dessas pessoas se vestirem assim, devemos tomar cuidado por não sabermos a verdadeira intenção de quem se esconde atrás de uma fantasia. Mas torço também que parem com essa brincadeira de mau gosto e não matem aquele que faz parte da história de nossa alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário