supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Armas que brotam do bolso da maldade

Os índices são altos, pois, são 4,5 milhões de hectares de cana, 2 milhões de hectares de café, 24, 12 milhões de soja e outros, que brotam do solo fértil de 8.547.403 quilometros quadrados de toda extensão do Brasil.
Assim como 16 milhões de armas de fogo que circulam no país, cujo a metade são ilegais e, essa metade são desviadas de colecionadores, empresas de segurança ou vindas de fronterias com outros países, que surgem em mãos de pessoas desprepraradas, afim de se defender dos bandidos ou brotam do bolso da maldade destes ou de loucos enfurecidos como, Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, que na manhã do dia 07/04/2011, invadiu uma escola pública, matando 12 adolescentes e 13 feridos que ali estudavam. Mas esse assunto todos já sabem, porém todos os sites de notícias, revistas, jornais, emissoras de TV traçam os passos deste, desde a infância, até o seu fim trágico.
Mas o que todos querem saber é sobre a facilidade de se ter uma arma em casa e o porque de ter las. Pra se defender da criminalidade? E a polícia? Não esta ai pra isso?
Eu uso o termo "brotar", pois a sensação que nos da é essa, de que elas "brotam" e se multiplicam, causando terror e morte na sociedade atual. Claro que não é isso que acontece, mas são milhares e milhares às cegas da justiça e de quem fiscaliza esse controle.
E o que espanta  foram os arsenais de armas, com poder de fogo pra superar a proteção de carros blindados, pistolas, morteiros, granadas, fora os rifres, revólvers de calibre, 38, 32,  apreendidas de esconderijos nos morros, de exércitos paralelos formados por facção criminosa, numa operação formada pela polícia militar e outras junções em novembro de 2010.
Pois daí você le isso e diz: "Oh! Como a polícia é eficiente", mas outros também leem e pensam consigo mesmo: "Oh! Mas como a mesma polícia que prendeu deixou passar isso tudo? Se evitasse, teria o mesmo trabalho de correr atrás pra apreende-las?".
E infelizmente, duas destas, mais munições e um speed loader (instrumento que agiliza o carregamento dos revólveres) cairam nas mãos do senhor Wellington Menezes de Oliveira, mas tem outras em mãos de outros bandidos e psicopatas, apostas a nos dar mais notícias enquanto o assistimos TV e almoçamos em casa, ou no trabalho, ou no restaurante.
Como que é Wellington conseguiu essa parafernalha destrutiva toda? Como aprendeu a tirar , já que deu tiros certerios na cabeça e no peito das vítimas ? Uma das armas, que era roubada, circulava a 18 anos em mãos de assassinos, imagina quantas pessoas ja possuiram esta e o quanto a mesma já fez de vítimas.
São inúmeras as dúvidas sobre o caso, mas a maior certeza é de que menos armas, menos morte, menos homicidios e disparos acidentais.
A arma de fogo é muito mais um perigo do que uma proteção, aumentando o risco de mortos e feridos, criando uma falsa sensação de segurança.
Uma arma de fogo guardada em casa aumenta as chances: 4 vezes de atingir uma pessoa acidentalmente, 7 vezes de serem usadas em assaltos e homicídios e 11 vezes de ser usada em tentativas de suícidios. Até mesmo os policiais, que são treinados para manusearem-as, estão sob o risco de terem suas armas usadas contra eles próprios.
Ao invés de exigir o direito de possuir armas pessoais, vamos exigir mais fiscalização de entrada de armas e munições, polícia na rua, mas eficácia na apreensões de marginais armados, mas punições brandas ao crimes cometidos, redução da maioridade penal e proibir o reduto que beneficia criminosos de passarem datas festivas com os familiares, independente do grau do crime que cometeu e bom comportamento na prisão, pra que seja justo para todos, lembrando que, o suspeito de matar as irmãs (Juliana e Josely) de Cunha-SP, estava foragido desde que obteve o reduto de páscoa, em abril de 2010. Vamos desde já, semear nesses hectares de terras férteis do Brasil o amor, pra brotar a paz, no lugar de armas.

3 comentários:

  1. Realmente um bom caso a se pensar. Pelo post, bastante reflexivo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário lá no meu blog. Fico honrado com os elogios . Uia , eu sou o visitante de número 5001 ( é que quando eu tava enviando o mesmo comentário ainda agora deu Serviço inviável, então ainda sou o visitante de numero 5000 ). Muito legal. E rumo aos 10 mil visitantes. Á , nem te conto uma : Um cara de São Paulo aceitou a minha sugestão em colocar uma música que ficou na cabeça de todos , no blog dele . A canção é " Hey Jude " dos Beatles. . Tu vê no link aqui

    http://postsabeiramar.blogspot.com/2011/04/quando-musica-faz-alma-levitar_09.html

    Hoje também têm o programa Jovens Talentos. Confesso que faz dias que eu não assisto o quadro, também tenho estado muito sem tempo esses dias. Vou fazer o possível ra aencaixa-lo hoje a tarde. Ainda estou muito feliz com a atitude corajosa do menino que resolveu homenagear o rock de verdade, e fiquei ainda mais feliz com a atitude da Talita. A ação dele ajudou a dar uma desaturada no programa , que já estava afogado de pop encima de pop. Foi uma maneira bem sutil de dizer : " Ei isso sim é música de qualidade ! " . Colocou muitos Restarts e Justin Biebers da vida no chinelo. Muito bom . Tomara que mais jovens no Brasil tomem essa atitude e ajudem a reviver o nosso bom e evelho rock nacional que tantos orgulhou a as pessoas de anos atrás. Até mais. Se cuida.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vagner.
    Cheguei ao seu blog através do Lucas Stefano, esse garotão que adora músicas e gosta muito das antigas, o que é supreendente para alguém dessa geração influenciada por mil porcarias que existem por ai na grande mídia.
    Mas é isso, gostei do post. Temos que debater esse assunto mesmo. Abração e estou te seguindo!

    ResponderExcluir