supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sábado, 23 de abril de 2011

E assim nasceram os ovos de Páscoa...

Pácoa! Oba! Dia de visitar a vovó, reunir os parentes, comer chocolate enquanto os adultos bebem cerveja e comem carne assada nos fundos da casa, trocar ovos de páscoa pelo amigo oculto, brincar de bola com os primos  na varanda que moram longe, ir ao parque, piscina, caminhar em volta do lago, pois, é assim que pensam as crianças, que pouco sabem o motivo da data, o porque dos ovos, chocolates, coelho. Será que os ovos são de coelho e por isso são de chocolate? Será que coelho põe ovos? Será que é uma mistura cientifica dos gens do coelho com alguma ave ou outro animal ovíparo? Ou será que algum coelho se apaixonou por uma galinha e... rsss. O pensamento fértil de uma criança percorre léguas de distância, no trajeto entre a realidade e a dúvida, não só crianças como muito marmanjo também não sabe o real motivo dessas simbologias toda e suas associações com a data comemorativa.
Definir a Páscoa é fácil, pois é uma data que comemora a ressureição de Jesus Cristo e, os ovos são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo, onde costumava-se pintar um ovo oco de galinha com cores alegres.
O ovo é um símbolo bastante antigo, que representa fertilidade e o renascimento da vida. A troca de ovos no Equinócio da Primavera era um costume que celebrava o fim do inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos na terra de cultivo.
Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziar as claras e gemas, com chocolate e os pintavam por fora. A partir do final século XIX, se difundiram os ovos totalmente feito de chocolate, utilizados até hoje, que é bem melhor, creio que os chocolates deviam vir com gosto de ovo, mesmo esvaziados, fora o trabalho de ter que descascá-los pra depois comer o recheio.
A tradição do bom e velho coelhinho da Páscoa veio trazida para a América pelos alemães entre o final do século XVII e o início do século XVIII. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução e geram grandes ninhadas e, a Páscoa marca a ressureição, vida nova, tanto entre judeus quanto entre os cristãos, fora que são eles, os coelhos, os primeiros a surgiram saltitando, no fim do inverno, na grama reluzida pelo sol da primavera e, ai surgiu a associação do coelho, com a data comemorativa.
Pois bem, informação dada, me despeço comendo o meu ovo de chocolate (com licença da dieta) e desejando um FELIZ PÁSCOA A TODOS.

Supercrônico também é cultura... rsrsrs

2 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    Tue éh doido eu ri pra carambah
    ashaushuashu


    Mas essa do "alguém comeu a minha bunda " foi antológica ashuashuashu. Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi tudo...kkkkkkkkkkkk
    Na vdde as datas por mais tristes e simbólicas que sejam a tendência é que ela se adapte a um costume que traga "felicidade" à ela, e com a Páscoa não seria diferente, olha o comécio aí gente...kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir