supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Pesca - níqueis

Eu ainda ria da orelha inchada do Zé Domingues, que topou num cacho de abelha marimbondo, no galho de uma árvore, quando eu vi de um lado de uma pinguelha velha de madeira, andarilhos que dormiam sob um sol á pino, debaixo de uma coberta fina, encardida, felpuda e, do outro lado, um senhor de chapéu de palha, franzino, dos braços finos e com o rosto marcado pelo tempo, pescando no lago de águas turvas, que passava por debaixo daquela pinguela. Eu e meu amigo Zé, apoiamos o braço no corrimão da pinguela e ficamos observando o senhor que pescava atentamente aos puxões da vara. Quando de repente ele  rapidamente puxa a vara com força, dando solavancos, e levanta pendurado na linha garfos e parafusos enferrujados. Notei que na ponta da linha havia um imã, que emergia do fundo do rio, pedaços de metais que o mesmo atraia.Ora o pescador trazia latas de produtos alimentício, oras chaves perdidas de casas e até armações de óculos, mas, Zé, curioso como era, perguntou: "Mas o que você pesca com essa vara com imã?", e ele na sua simplicidade respondeu: "Eu pesco níqueis meus amigos, quem dará emprego a um velho de 70 anos", que em seguida nos surpreendeu tirando do fundo do lago, moedas, que nos exibia sorrindo, limpava e guardava-as no bolso da camisa. Era um homem aposentado, que vivia numa casa de aluguel com sua esposa adoentada, e procurava moedas de baixo valor, perdidas, no fundo de um lago sujo, pra ajudar nas despesas do lar. Pra ele, era um tanto lucrativo pescar moedas, uma vez que tinha muitas delas jogadas e nimguém se importava em resgata-las.
Dias depois, eu e o Zé Domingues, resolvemos voltar, pra assistir do alto da pinguela velha, o bravo pescador de moedas oxidadas pela água, mas, quando fomos, não a encontramos. Perguntamos a um andarilho, desses que dormia enrolado na coberta fina, e ele nos respondeu que ele tinha sido preso.
__ Preso!__ Perguntei surpreso.
__ Sim_ Respondeu o andarilho__ Ele foi pegou em flagrante pela polícia, quando pescou do fundo do rio, um revólver calibre 38.
Ou seja, será detido no artigo 14, por porte ilegal de arma de fogo, com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.
No mínimo a arma foi dispensada por algum criminoso e estava a procura da polícia, e infelizmente caiu nas mãos de quem lutava pra sobreviver honestamente, num país ingrato.

Aposentado, pobre e preso. Triste fim do pesca-níqueis

Nenhum comentário:

Postar um comentário