supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A eternidade dentro de um busão

Eternidade é um conceito filosófico que se refere no sentido comum ao tempo infinito, algo que não pode ser medido pelo tempo, a eternidade é uma duração sem alterações ou sucessões.
Cada um tem uma forma de definir o que é eterno ou não.
O décimo primeiro livro das Confissões de Santo Agostinho revela  um documento a respeito da eternidade na visão cristã . Para quem não sabe, Santo Agostinho é um dos maiores teólogos já existentes, rivalizando com São Tomás de Aquino em importância para o catolicismo.
Mumm-ra, inimigo antigo dos Thundercats se dizia ser um ser eterno quando se transformava dizendo: “Antigos espíritos do mau transformem essa forma decadente em Mumm-ra, o ser eterno ...Os gols de pelé, as canções de Beatles e Elvis Presley, As vitórias de Airton Senna. Da pra contar nos dedos o que se diz eterno nos dias de hoje, mas nada é mais eterno do que as horas dentro de um onibus de viagem, tanto indo ou voltando pra casa.
Cada minuto é uma hora, fora o balançar, o rangir das poltronas, quilômetros de mato beirando o asfalto que você ve pelo vidro, animais feito massa de pizza no meio da pista e um banheiro pequeno e mal cheiroso.
Ai depois, com muito esforço, depois de ouvir todos os mp3 de seu celular, os roncos do motor do onibus misturado aos roncos dos demais passageiros que dormem pra fugir do tédio do tempo de espera até chegar ao seu lugar de destino, você cochila na poltrona inclinada cutucando o vizinho da frente com suas pézadas insanas sendo também cutucado pelo vizinho de trás também com pézadas e sendo acordado horas depois com um motorista que grita lá da frente após estacionar o mesmo: "Parada, Itumbiara,20 minutos pra beber água e ir ao banheiro". Poxa, a gente acha nesse momento que chegou em casa mas quando ve ainda falta quilometros e quilometros vendo mato beirando asfalto.
Cheguei a pensar numa versão nova do Mano Brown de um dos seus sucessos cantando:"Tic-tac ainda é 9:40 o relógio no ônibus anda em câmera lenta"
Tem gente que habita mais dentro de um ônibus do que na sua própria casa e diz adorar essa vida e tem aqueles que gosta de viajar mas deseja a todo momento ter o poder do teletransporte pra ir e vir aos lugares que deseja.
Já pensou se houvesse punições judiciais voltadas à aqueles que revelam não gostar de fazer viagens longas dentro de um ônibus.
"Você roubou,assaltou,mentiu, então viajará do Iapoc ao Chúi direto, ida votla sem parar", diria o juiz setenciando o réu batendo com seu martelo de madeira. "Você estuprou, seduziu crianças, bateu em mulheres, em idosos, matou animais e desviou dinheiro dos cofres  públicos, então esta condenado a viajar a vida toda vida ate chegar ao inferno seu covarde", o juíz com certeza não perdoará ninguém.
O reality show usaria  a situação como prova do programa, pois daí Pedro Bial diria:"A prova do líder de hoje será de resistência, serão 8 horas de viagem de onibus e quem resistir sem reclamar será o novo líder"
Agora para aqueles que gostam iria ter o "Busão Terapeutico", prarelxar do stress do dia-dia.
O passageiro teria a liberdade de escolher a poltrona e o lugar quiser.
Teria aqueles que iria sorrir com as mãos atras da nuca, deitado numa poltrona inclinada, só de meias recordando os bons momentos da vida e também teria aqueles que choraria com o rosto colado ao vidro olhando pro nada, pra pista. O passageiro e cliente poderia reclamar caso  visse alguma regularidade no "busão terapeutico": "Po motorista, enxarquei a testa com as lágrimas de alguém".
Mas toda e qualquer viagem independente da distância e do tempo gasto nele vale a pena quando retornamos ao nosso lar, depois de anos morando em outro por causa de tais condições particulares, ou por rever a familia que mora longe, os amigos ou um grande amor que a distância não separa.

2 comentários:

  1. Interessante e instigante a forma como expressa suas observações cotidianos.
    Parabéns pelo supercronico!
    Sucesso!
    Danielle.

    ResponderExcluir
  2. Pois daí Pedro Bial diria:"A prova do líder de hoje será de resistência, serão 8 horas de viagem, quem resistir será o novo líder". Muito obrigado Danielle por ler e comentar no supercronico,parabéns a você também.

    ResponderExcluir