supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Liberdade de expressão

As pessoas sempre manifestam contra as reivindicações não retribuídas pelos patrões, ou de leis que nunca nos favorecem e só favorece aqueles que fazem as próprias leis, de salários que nunca sobem e quando sobe faz subir também a cesta básica, o remédio, a carne, o material escolar e etc. Manisfestam também quanto aos cáríssimos impostos do carro, da casa, da luz, da água, pra tudo, pra pisar na rua, pra piscar, pra tossir e não mudando em nada na saúde pública, na segurança pública, no saneamento básico, na previdência e a educação com índices de evasão escolar cada vez maior.
Além dos manifestos socias as pessoas também manifestam contra a falta de respeito um com o outro, no ciclo de amigos, de relação amorosa, nas comunidades e etc.
Todo tipo de manifesto tanto verbal, visual ou escrito, nós chamamos de liberdade de expressão.
A liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.
Essa liberdade oprimida pela ditadura na década de 70 e 80, veio ganhando espaço nas letras de músicas, poesias, livros, cinema e internet.
Intenet? Sim, é cada vez mais comum vermos frases no messenger aonde seria o nome ou apelido dizendo coisas tipo:

"A maior covardia de um homem é despertar o sentimento de uma mulher sem a intenção de ama-la"

"Quem ná da assistência, abre concorrência e sofre as consequências"

"O ideal seria que as pessoas soubessem amar o tanto que sabem fingir".

"Quanto mais conheço as pessoas mas eu gosto dos meus cachorros"

"Parei de tratar com prioridade quem me trata como opção"

E a mais clássica de todas é:

"Solteiro(a) sim sozinho(a) nunca"

Frases que deixam bem claro a perplexidade das pessoas uma com as outras e manifestadas virtualmente.
A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas vamos todos nos usufruir dessa tal liberdade sem incitar a violência, o ódio racial e étnico e sem caluniar ou difamar a reputação alheia; o que queremos é o nosso direito de ir e vir com igualdade e respeito.

Um comentário: