supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sábado, 13 de agosto de 2011

As redes sociais e a liberdade de expressão

 "Uma menina de 15 anos tem um filho de um ano nos braços. As pessoas a chamam de vagabunda, mas não sabem que ela foi estuprada aos 13. As pessoas chamam um outro de gordo, mas ninguém sabe que ele tem uma doença grave que causa sobrepeso. As pessoas chamam um velho de feio, mas ninguém sabe que quando houve uma guerra ele lutou pelo nosso país. Publique isto se vc é contra ao Bullying ou preconceito. Aposto que 95% não o fará."
Nisso, participantes da rede social, que leêm e compartilham da mesma idéia,  copiam e colam a mensagem para divulgar a mesma campanha em seu mural pessoal. O interessante é o quanto um ato desse tipo, contradiz à aqueles que costumam dizer que: "Essas redes sociais além de ser moda, não serve pra nada". Eu já discordo, é só saber usar, sem expor totalmente a vida pessoal.
Entre o Twitter, o Orkut, Tagged, o Badoo, e outros, o facebook tem sido o mais interessante, além de estar em alta com a média 750 milhões de usuários. Criado em 2004, por 4 estudantes da Universidade de Harvard, incialmente tinha a adesão restrita apenas aos estudantes da universidade, que foi expandindo para outros estudantes, para outras universidades e hoje qualquer um pode se ingressar, compartilhando também   fotos, vídeos de humor ou que demonstra a indignação social, músicas de artistas anônimos ou que o usuário se identifica, convites para eventos, jogos e idéias em frases manifestando seus desejos, pra outros usuário compartilhar de um para o outro e transformar a idéia naquilo que eu chamo de liberdade de expressão.

Um comentário:

  1. uhum, concordo com voce! As redes sendo bem utilizadas passam a ser fonte de informação, educação e cultura. É uma pena que nem todos saibam como utilizá-la...

    ResponderExcluir