supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Velozes e perigos

O  GTA (Grand Theft Auto) é um misto de ação, corrida e muita aventura, cujo tudo isso acontece em terceira pessoa, com uma visão por trás do personagem e uma narrativa característica da série, sarcástica e sombria. O primeiro jogo da série foi lançado em 1997 por David Jones para PCs e Playstation, tendo o game, uma vista áerea e grande permissão do jogador fazer o que bem entender, que vai desde roubar qualquer carro da cidade virtual a correr em alta velocidade pelas ruas, passando por cima de obstáculos e transeuntes. É  inversão dos papéis, saindo do gosto comum de qualquer criança de ser herói, salvar vidas, defender uma causa ou servir de exemplo para outras pessoas, pra ser um vilão infrator e cheio de maldades, por puro prazer e sadismo.
Mas tem muita gente incorporando o personagem do polêmico jogo e praticando as fases na vida real, nas ruas de todo território nacional.
Aconteceu no dia 09/07 no Itaim-Bibi, zona sul da cidade de São Paulo, quando um engenheiro, 36 anos, bateu seu Porsche  a 150 km/h na Tucson da Advogada Carolina Menezes Santos, 28, que não resistiu e morreu no local. O motorista estava embreagado.
Aconteceu também no dia 28/07, na Vila Madalena, também em São Paulo Capital, quando o jovem auxiliar administrativo Vitor Gurman, 28, foi atropelado quando caminhava de volta pra casa na calçada, vindo d eum jantar na casa de um amigo, pela Land Rover, dirigida pela nutricionista Gabriela Guerreiro Pereira, 28 e também sobre o efeito de álcool e forte odor etílico. Vitor foi a óbito depois de 5 dias na UTI.
Fora outros casos, tipo do bancário que atropelou 15 ciclistas que manifestavam em prol de mais usos de bicicleta no trânsito, no lugar de automóveis, e da moça grávida, que morreu atropelada enquanto usava um orelhão na calçada.
Mas casos semelhantes a esse, aconteceu em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Salvador, em Manaus e etc. Aconteceu, acontece e sempre irá acontecer toda vez que um condutor imprudente, brincar de beber, dirigir e correr, disputando rachas estúpidos, sem se por no lugar de outros motoristas, passageiros e pedestres, que dividem o mesmo espaço democrático de transição dele e de todos. A vida não é um GTA, trânsito não é parque de diversões e você não é nennhum Dominic Toretto. Os automóveis são úteis, mas também podem ser perigosos além de velozes.

Dirija com resposabilidade


Um comentário:

  1. Vemos todos os dias na TV acidentes de carro pelos mesmos motivos: embriaguez, alta velocidade entre outros, sabe as vezes me pergunto: "quando esse pesadelo irá acabar?" A resposta é simples, quando pessoas que andam atrás de um volante se conscientizarem de que: um carro quando não utilizado da forma correta torna-se uma arma de alto potencial, que pode destruir vidas e sonhos em um piscar de olhos, então fica aí meu apelo: "MOTORISTAS DIRIJAM COM PRUDÊNCIA, NÃO COM VIOLÊNCIA" , se tiver vontade de arriscar ao volante, compre um video game, não brinque com a vida, afinal temos uma só...

    ResponderExcluir