supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pequenos grandes homens

Foi por acaso, enquanto Branca de Neve fugia de um caçador, contratado pela Rainha má, que invejava sua beleza, que a moça, refugiou numa pequena casa na floresta. A casa mesmo cheia de 7 anões, cada um com uma personalidade, distinta uma da outra, mas unidos, pra surpresa da moça, abrigou-a com segurança, em troca de manter a casa que a abrigou limpa. A moça aceitou.
Á partir dalí em diante, não só a moça como o mundo todo aceitou a existência dos anões sem preconceito, que antes tinham complexos de inferioridade e por isso, enfrentavam problemas em estabelecer relacionamentos amorosos, mas atualmente, tem conquistado lugares de sucesso não só nas histórias infantis, como também em empregos, faculdades, esportes e na arte em geral.
Nanismo
é a condição de tamanho de um indivíduo, cuja altura é muito menor que a média de todos os sujeitos que pertencem à mesma população. Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um indivíduo tem uma estatura até 20% inferior à média dos mesmos indivíduos de sua espécie, à mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, considera-se anão o homem que mede menos de 1,45 metro, e anã, a mulher com altura inferior a 1,40 metro. Mas eles são bem maiores do que isso, cheio de talentos e despontando nos programa de TV brasileira, a ponto de nos fazer passar despercebido a sua condição física de anão. Por exemplo, nos programas de humor como o "Pânico na TV" (Rede TV), "Legendários" (Record) e o programa de auditório, "O melhor do Brasil" (Record), tem em seus elencos anões, sem vergonha da sua pequena altura, que roubam a cena toda vez que aparece. Fora o cantor Nelson Ned que despertou corações na década de 70, embalando canções românticas, os atores americanos Verne Troyer, protagonista do filme "Austin Power e o Homem do Membro de Ouro", Tony Cox que atuou em "Papai Noel às Avessas" e outros. Até na indústria pornô, tem anões e anãs no elenco, pra quem tem fetiche por filmes com esse tipo de atores.
Curioso é uma cidade do interior de Sergipe e a 120km de distância da Capital Aracaju, de nome  Itabaianinha, com cerca de um pouco mais de 32 mil habitantes e tem um anão pra cada 300 habitantes.  Descoberta, virou tema de um documentário chamado "Terra de Gigantes", da jornalista Ana Paula Teixeira, que mostra alguns personagens anões da cidade, com seus talentos, histórias de vida e muitos sonhos. Tem até um time do Belém - PA, chamado "Gigantes do Norte", formado apenas por anões, que disputam campeonatos, disputando com outros times também de anões do Brasil.
 Esses pequeninos e pequeninas, me fez sem querer perceber a invasão destes de uns tempo pra cá, na arte em geral do mundo todo, unindo pessoas pelo talento, independente da diferença de tamanho, quebrando preconceitos social e de quem tem essa condição, dando o ponta-pé inicial, de uma personalidade que se eternizará diante de nossos olhos. Quem sabe alguém crie uma agência de caça-talentos, voltado para artistas anões.

Um comentário:

  1. Afinal de contas eles tem, que trabalhar em algum lugar neh...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir