supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dias de calor eterno

São dias de acordar no meio da noite, com o lençol que se arrasta pelos corredores da casa até o banheiro, capturando partículas de poeira pelo chão, grudado nas costas suadas e tomar um banho gelado, depois voltar a cama e ficar no liga e desliga do ventilador, que oras refresca e oras esfria demais. São dias de arrancar a roupa toda, escancarar as janelas e tomar outro banho assim que se levantar pela manhã. Dias de perder a fome, de sentir fadiga, de ir ao clube, píscina, usar boné, chapéu, sombrinha, de virar jarros d´água, tomar refrigerante, caldo de cana, água de coco, suco natural ou cerveja. Dias de tomar banho de mangueira no quintal, de regar as plantas em abundância, dar banho no cachorro da família, lavar o tapete, o carro, chupar picolé de frutas, andar descalço e deitar no chão gelado da sala enquanto assite TV. Pobre são dos cães e gatos, que respiram arduamente com a língua de fora, dentro daquela armadura natural de pêlos.
Dias seco e sem chuva, e quando chove a gente sai de encontro a ela, feito Fred Asteur. Época em que os pernilongos atacam em massa, sugando nosso sangue aquecido pelos dias quentes.
Dias que bruscamente muda a temperatura, sem aquela escala de vai de grau em grau pro corpo acostumar-se, já que até então o tempo oscilava entre o calor e o frio.
São dias de calor intenso em plena primavera, aonde o sol lambe seu rosto e aonde é comum ver senhoras sentadas nas varandas, falando de novela, sentadas naquelas cadeiras artesanais de cordinha e ouvir das pessoas enquanto você espera o ônibus da linha Mini Distrito - Cristo Rei dizer: "Mas tá calor hein amigo!"
Eu tinha um amigo professor de Química, que me repreendia toda vez que eu dizia; "Tá calor hein", me dizendo que o calor é a nomenclatura atribuída à energia térmica sendo transferida de um sistema a outro, exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles e que o correto seria dizer: "Esta quente, insuportável", porém o calor existe até nos polo sul e norte.
Calor eu passei quando dormi na casa de Mimí certa vez. É que ela tem um ventilador antigo que você põe na tomada, liga na velocidade 3 e tem que esperar esquentar pra poder ligar, e assim que ele cheirar queimado, você gira as hélices dele com a mão, e ele funcionará até parar denovo e você voltar a girar as hélices, nem os Flinstones usufruia de uma tecnologia dessa, mas era o que nos refrescava enquanto dormíamos.
Moro desde que nascí em São José do Rio Preto-SP, considerada a capital do calor no interior Paulista e noto o quanto as pessoas que vem de fora sofrem com a temperatura da cidade.
São dias em que o sol cospe fogo com raiva e sem dó, de raspar a cabeça, a barba, de se lambuzar de filtro solar, de se bronzear sem querer, de mudar o tom da pele.
Já percebeu que os dias parecem ficar mais longos nos dias de calor intenso, são como se fossem eternos, e você faz a contagem regressiva pra chegar o fim do dia e tomar aquele banho, calçar o chinelo de dedo e deitar no sofá da sala de casa e sem camisa.
São dias de calor eterno

Um comentário:

  1. Olha nem sei mais de que clima gosto viu, no frio quase morro de hipotermia e no calor, affffffffffff parece que estou no forno, tá difícil viu e tem o "dino' que num ajuda neh...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir