supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

domingo, 21 de novembro de 2010

E o rock do meio?

Rock n roll surgiu nos Estados Unidos nos anos 50. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. O rock apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951. O que muitos adeptos do rock não sabem é que esse estilo inovador da década de 50 foi ter sua primeira gravação no Brasil em 1955 por uma cantora de samba-canção chamada Nora Ney, mas a príncipio a maioria dos cantores do gênero escrevia letras em inglês ou faziam versões de musicas que já eram sucesso nos EUA. Mas enfim, em 1957 o Brasil teve seu primeiro rock original em português, denominado de "Rock and roll em Copacabana", escrito por Miguel Gustavo no Rio de Janeiro. Foi o pontapé inicial pro rock Brasuca influenciando vários artistas até de outros gêneros a tocar a musica do momento. O maior "boom" do rock n roll no Brasil foi na década de 80 com o surgimento de bandas tais como Titãs, Paralamas do Sucesso, Ultraje a rigor, Ira, Blitz, Barão Vermelho, Metrô, Magazine, Plebe Rude, Legião Urbana, Camisa de Vênus, Hanoi Hanoi, Heróis da resistência, RPM, Engenheiros do Hawaí, Kid Abelha e os abóboras selvagens, Capital Inicial, Nenhum de nós, Lobão e os Ronaldos e outros.
Mas infelizmente esse estilo de musica tão mágico e envolvente veio perdendo á partir dos anos 90 sua popularidade pra estilos tais como axé, pagode, sertanejo, forró, miami bass(funk carioca). Isso porque as mídias nacionais poucam veiculam musicas do gênero e também devido a falta de informação cultural popular do Brasil. Perdeu popularidade mas nunca a sua a força, porém é o estilo que mais disponibiliza artistas no meio musical. O que acontece é que o roqueiro não se contenta em apenas ouvir rock e passam a também a querer fazer rock.
é curioso o tanto de meninos e meninas que transitam pelas ruas com um bag de violão, guitarra ou baixo pendurado nas costas a caminho da aula fora o barulho dos ensaios que saem das garagens quando cruzamos os bairros da cidade.
Portanto é natural uma banda em São José do Rio Preto-SP ver de cima do palco um público repleto de músicos, ou seja, os festivais de rock na cidade viraram festivais de banda assistindo banda. Tem aqueles músicos que vão pra ver se a banda toca tal música tão bem quanto eles tocam mas também tem aqueles que vão pra apoiar e dar força ao movimento cultural na cidade.
Essas bandas costumam compor suas próprias letras e melodias, mas poucos a tocam por ainda não serem conhecidas e se veem obrigado a tocar versões de músicas que fazem sucesso no Brasil e no mundo para atrair público em seus shows.
Noto que mais ou menos 50% das bandas resgatam sucessos dos anos 60 e 70, bandas tipo Led Zeppelin, Deep Purple, Kiss, Van Halen e as outras 50% investem em bandas atuais tipo McFly, Nx Zero, Fake Number, Restart e etc.
O rock n roll no Brasil é 8 ou 80, ou é antigo ou é atual, mas lhe pergunto e o rock do meio? digo as bandas que surgiram no final dos anos 80 e se consagraram até o começo da década 2.000. Claro que apoio totalmente as bandas que compõe, independente se são boas ou ruins, mas já que fazem versões, porque deixam de tocar sucessos de bandas como Nirvana, The offspring, Green Day, Smashing Pumpkings, Alice in Chains, pennywise, Milencolin, Bad Religion?
O rock tem suas extremidades que vão do inicio ao fim(atual) e mais uma vez pergunto. E o rock do meio? Por que pulam essa fase do rock.
Embora hoje o rock não é o mais popular dos gêneros da musica no Brasil é o que mais reinvindica com classe e inteligência os direitos socias e humanos de quem também ouve pagode, sertanejo, axé, forró e miami bass(funk carioca). E também apoio totalmente as bandas que se negam a fazer versões de sucessos de bandas nacionais e internacionais que nos tornam escravos artísticos e se propõe a apenas tocar composições de próprio punho.


2 comentários:

  1. A velha questão do filho do meio.. Tipo... é esperar para envelhecer. Quando o Nirvana fizer 20 anos de fim, aí não será mais o irmão do meio e a galera vai tocar. Em compensação, os representantes do rock atual serão os "irmãos do meio" e aí ficarão no esquecimento por um tempo. Penso assim.

    ResponderExcluir
  2. Putz... pior é que assim mesmo que acontece.
    Mas por mais que essa geração anda um pouco demais perdida, ainda tenho uma gota escassa de esperança e acredito que as pessoas ainda vão aprender a dar valor no momento que tem tal coisa, que foi o caso dos mamonas, eles estouraram pq fizeram sucesso e não o contrário como é o caso das bandas "thrash"* de hoje em dia. *(assossiando a tradução literal do inglês)

    ResponderExcluir