supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Qualquer um pode ser anjo

Talento pode significar uma vocação ou um dom para alguma atividade ; assim, afirma-se que tal pessoa tem talento para a música, ou pro cinema, ou talento culinário, ou talento para lidar com crianças, ou pra lidar com idosos, talento pra falar em público, talento pra interpretar, pra pintar, desenhar, vender, construir, pra dropar em ondas imensas no Hawaí ou descobrir paisagens naturais jamais vistas do nosso país.
Talvez o meu Dom seja esse de fazer você ler as crônicas que escrevo mas tem gente que tem o curioso Dom de ser anjo.
Anjo nada mais é do que uma criatura celestial acreditada como sendo superior aos homens, que serve como ajudante ou mensageiro de Deus, segundo a tradição judaico-cristã; mas naquela tarde de quarta-feira o mensageiro enviado por não sei quem foi uma velhinha que sentara ao banco de um ponto de ônibus próximo a um grande hospital público numa movimentada avenida do centro da cidade, que após me ver atravessar a rua diante de carros velozes que quase me atropelara me disse: "Perca um minuto da sua vida mas não perca a vida em um minuto".
Mal agradeci a velha e continuei o meu trajeto remoendo no meu cérebro a aquela frase.
Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas de pássaro e uma auréla. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho e por vezes são representados como uma criança por terem inocência e virtude. Mas aquela era uma anja velha, feia, cheia de rugas, com os cabelos grizalhos, um vestido florido até o tornozelo, com uma faixa de gase enrolada no mesmo pra disfarçar as feridas, encurvada se apoiando em uma bengala, sem asas, sem brilho e longe de ser uma criança mas que foi o meu anjo do dia.
Nisso passei a notar esse Dom de ser anjo em várias pessoas; quanto mais velho mais talentoso é o anjo.
Até os monstros sociais que se alimentam da ganância, de bens materiais, da inveja e outros também tem o seu momento angelical.
Toda mãe se torna uma anja natural á partir do momento em que pari seu primeiro filho, é automático, guardíã da vida cujo terá que acompanha-lo até ganhar asas e voar sozinho. Logo nos primeiros passos a mamãe diz: "primeiro aprenda a caminhar pra depois correr" e quando cresce e entra naquela fase que na qual deixa a adolescencia pra virar adulto, a mesma mãe guardiã ja adaptada aos fatos atuais aconselha-o como sempre tem aconselhado:"Use sempre camisinha, não use drogas, olhe bem com quem tu andas". É como se encostassemos o ouvido no peito dela e escutasse essas frases todas vindo la de dentro.
Certa vez, diante de uma moça que chorava a soma de tragédias passadas de sua vidas, fora a dor da solidão e algumas doenças que lhe aflige, me aproximei e disse: "vire a página e escreva você mesmo o final feliz do seu livro vital". Poxa, saiu sem querer, quando vi já tinha falado, não sei se ela entendeu, não sei se soou bonito, só sei que saiu como um disparo acidental do coração e era o máximo que eu podia fazer até então, embora eu não sou médico, nem psicólogo, nem nada.
Ela me sorriu e disse retribuindo  com um beijo no meu rosto:"você é um anjo". A príncipio encarei como um elogio, uma vez que ela era bonita e doce, mas depois pensei:" no caso, hoje o anjo sou eu", ria comigo mesmo e os pensamentos prosseguiram: "Qualque um pode ser anjo". Tanto pobre quanto rico, gordo, feio, velho, jovem, vistoso, mal trapilho ou bem vestido, embriagado ou sóbrio, perambulando pelas ruas ou no sofá deitado assistindo Tv, na feira, na escola, no trabalho, na fila do banco, na praça, ou seja, todo mundo é anjo de alguém, é um dom natural até dos demônios.

8 comentários:

  1. Vagnão,
    SENSACIONAL, esse sem dúvida foi seu melhor texto.
    Me fez um bem danado essa leitura.
    Pode ter certeza que através deste texto você levará luz pra muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. resumindo: ser anjo não é ser um ser celestial e sim ser alguém que sem querer atinge com palavras o coração do próximo... que não pdoe dar dinheiro, um diagnostico médico mas sim pode dar palavras de conforto

    ResponderExcluir
  3. Valeu Leandro Faustino, ta faltando vc compor mais textos legais igual vc já faz...valeu brother...abraços

    ResponderExcluir
  4. Logo nos primeiros passos a mamãe diz: "primeiro aprenda a correr pra depois caminhar". Toda mãe é um anjo

    ResponderExcluir
  5. Vc, sem dúvidas, tem muitos "dons". O dom de nos fazer rir, de passar o que vc pensa e sente de forma tão clara e tão convincente que, até alguém que não concorda com vc, termina de ler o texto concordando... e tem, com certeza, o dom de ser anjo! E eu sei bem disso! hehehe

    Parabéns pelo texto! Tá lindo!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. corrigindo: mamãe diz:"primeiro aprenda andar pra depois correr"

    valeu mehdmeuri..vc tb é um anjo

    ResponderExcluir
  7. Mas o que é ser anjo???
    Nem sempre anjos tem asas, ou dizem coisas bonitas, as vezes agem de acordo com a situação, é comprovado que todo ser humano tem uma metade boa e uma metade digamos do "mal", que pode ser classificada como inveja, cobiça, luxúria, desejo, raiva, ganância... Um vasto grupo de sentimentos ruins, mas não se pode rotular alguém por tais sentimentos manifestados em um momento de raiva, por exemplo quantas vezes xingamos nossos pais em pensamento? e é comprovado também, inclusive por vc cronista, que xingar é terapia, rsrsrsrsrsrs,então, sendo assim, anjos também tem sua pitada de "maldade", que os levam a agir compulsivamente, mas nem por isso deixam de ser anjos.
    Parabéns, vc escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  8. E quando é que os anjos recebem eles próprios a ajuda de um anjo?
    É que isto de ser anjo desgasta muito, mas sendo, não dá para deixar de ser. Daí os anjos começarem com ar angelical e terminarem enrugados, velhos, curvados, cheios de rugas...estão muito cansados.

    ResponderExcluir