supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Xingoterapia - É xingando que se é feliz

Eu xingo, tu xinga, ele xinga. Conjugação do verbo xingar na primeira pessoa do singular, no presente e no futuro de quem deseja ser feliz.Ser feliz? Calma aí que você já irá entender.
Tem gente que não xinga por educação e tem gente que mais xinga do que pronuncia palavras formais.
Nunca é bom xingar átoa as pessoas que lhe admira, que lhe respeita, pai, mãe, amigo, xingar no trânsito ou autoridades, porém pode lhe trazer conseqüências ruins e retornos negativos para o seu meio social. Tem gente que perde o emprego porque xinga, tem gente que já foi preso por também xingar, mas tem horas que xingar é essencial, isso nós chamamos de "Xingoterapia".
Quem nunca quando transitou dentro de sua própria casa e distraidamente topou com o dedão do pé  justo na época do frio, quando a pele fica mais sensível e a dor fica mais intensa bem na quina do sofá, da mesa, na escada, no vaso ou no skate deixado relaxado no meio da sala e de repente:
__ Cassete!
Perceba o quanto lhe aliviará imediatamente a dor da pancada caso você xingue.
O xingo é fundamental quando é emitida contra aqueles que não são nada seu e mesmo assim insiste em querer tomar conta do seu jeito de ser, dos seus sonhos, da sua maneira de pensar, de agir, etc.

__ Você usa o relógio colorido e no pulso direito.
__ Foda-se!
__ Mas você come de colher.
__ Foda-se!
__ Você um homem feito se veste como menino.
__ Foda-se!
__ O que pretende ser da vida?
__ Não é da sua conta!
__ O que pretende ser da vida?
__ Ou palhaço, ou ator, ou escritor, ou músico, ou jogador de futebol...foda-se!
__ Porque você não estuda pra ser médico, engenheiro,advogado?
__ Vai toma no cu!

Quanto maior for a amizade maior será o tapa nas costas e os xingos. Amigos que não se xingam é porque mal se conhecem ou se conhecem sem ainda ter tal intimidade:
“Seu filho da puta, você sumiu, não me liga mais...hahahahahaha!”
“Vai toma no cu, toda vez que eu te ligo você nunca atende essa merda...hahahahahaha!”

Mas ser alvo de hostis palavrões que lhe inferioriza,que lhe magoa, que lhe debocha é ruim também, é uma questão de se por no lugar do outro e nisso amadurecer seu lado respeituoso. Pergunte a um árbitro de futebol o que é ser xingado, principalmente depois de apitar um gol mal anulado em pleno clássico futebolístico, mesmo crendo que eles tenham um trabalho todo psicológico a isso fora o costume somado a experiência.
Xingar nada mais é do que uma liberdade de expressão em busca da sua liberdade de identidade, mas também é uma das formas mais claras de expressar tais sentimentos, por exemplo: "Que bosta, perdi denovo". Perceba o quanto o xingo expressou a decepção do individuo ao perder alguma coisa. Outro exemplo:
"caralho, ganhei...ganhei...ganhei...!" Nessa frase o xingo já expressa o ar de felicidade de um indivíduo que ganhou alguma coisa.
Esse texto vai em homenagem a falecida Rainha dos palavrões Dercy Gonçalves e o embaixador do xingo Brasileiro, João Gordo.
Relendo o texto todo noto o tanto de palavrões citados, me perdoe a minha falta de classe, mas:

"Puta que o pariu, que legal ficou isso!"




3 comentários:

  1. Caralho Vagnão!
    ficou foda essa porra hein!
    tá até mais leve agora, né fiadaputa?!

    hauhua

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como as palavras tem "poder"...
    Podem animar, confortar, ferir, consertar, transformar. Mas realmente, o alívio que sentimos ao xingar, é uma sensação maravilhosa!!

    Parabéns pelo texto, Vagnão!!!
    Vc vai loooonge!
    ^^

    Beijo

    ResponderExcluir