supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

quarta-feira, 23 de março de 2011

Na festa do peão eu torço pro touro



O homem esta interligado e correlacionado ao esporte desde os primatas, quando fugiam dos animais, lutavam por áreas e regiões, disputando dominios no ínicio das coletividades. Acredita-se que depois da alimentação, a mais antiga atividade humana é o esporte.
Mas a prática desportiva teve o ínicio remoto, onde egípicios, babilônios, assírios e hebreus praticavam luta corpo a corpo ou com espadas, jogos de bola, natação, acrobacia e dança a 2.700 A.C.
Esse é um breve resumo do que se define o esporte, que além de trazer benefícios a saúde une nações e povos em nome da paz.
Mas a 200 anos atrás mais ou menos, alguns cowboys das pradarias do interior do Texas, Estados Unidos, que exercícia o domínio sobre os animais através de seu vigor físico, afim de domestica-los para o seus usufrutos, ousaram-se e puseram-se a montar em touros, em busca de desafios maiores e superar-se diante de um animal mais pesado.
Nascia dalí o rodeio, que foi incluso ao esporte, mas fugia da ideologia saudavel da mesma. Digo isso, pois no decorrer dos tempos, nota-se que esse esporte de gosto duvidoso, se delicia de um prazer sádico, aonde vários indivíduos, aguçam o stress e a raiva do animal, fazendo-o pular com o peão em cima.
O futebol por exemplo: é um esporte, cujo, 11 contra 11, disputam uma partida aonde vence o time que fizer mais gol no outro, aonde há uma grande queima de calorias, estimulando a circulação sanguínea, os batimentos cardíacos e o único a ser mau tratado em campo é a bola, que por sua vez não tem vida.
E no rodeio? Que benefício traz o esporte (que eu não considero esporte) além do financeiro? E quem é o mau tratatado? Por acaso isso é um esporte?
Imagina se a moda pega, pois dai teremos leões, tigres, serpentes, sendo maus tratados em troca de  estúpidas exibições de domínios do homem contra o animal. Uma bela exibição é a da inteligência além da força física, usada em um driblê no futebol, em uma cesta de 3 pontos no basquete, de um ponto de saque no vôlei e etc.
Infelizmente são 1.200 festas de rodeio realizadas no Brasil ao longo do ano, movimentando valores superiores aos conquistados nos grandes campeonatos de futebol nacional (que nos favorece um grande espetáculo de verdade), tendo destaques as festas de rodeio de Barretos-SP, Jaguariúna-SP e Americana-SP.
O mais curioso é que estes cidadãos, trazem por baixo do chapéu, uma imagem de Nossa Senhora. Como é que eles associam religião, que prega sempre o bem, com a maldade que exerce sobre touros e cavalos?
Ainda somos a minoria, diante dessa população que apoia e frequenta rodeios no país, tendo um índice enorme dos que desconhecem os mautratos no brete, antes do animal ser montado, mas é conscientizando estes, que aos poucos vamos abrindo os olhos das pessoas, assim como fez o coletivo V.I.D.A (Veículo de Intervenção pelo Direito Animal) publicando um vídeo no youtube, onde é flagrado a tortura de touros nos rodeios de Tarumã - SP e Assis-SP.
O ministério Público do estado de São Paulo iniciou processo de execução de multa a esses dois municipios por maus tratos de animais estipulado em R$200.000,00.

Com a palavra: Danilo Gentili



http://www.jornaldeassis.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9057&Itemid=52

3 comentários:

  1. Pst massa. Lindo , esclarecedor e sincero ao mesmo tempo. Tenho um post no meu blog mostrando o top 5 de melhores apresentações ao vivo no mundo da música: , Visita lah :


    http://lucasmqr2.blogspot.com/2011/03/top-5-melhores-musicas-tocadas-ao-vivo.html


    Até mais .

    ResponderExcluir
  2. E fica a pergunta que esporte é esse, onde o combate é entre "homem" e "animal", quem é mais animal, acho que seria a pergunta, ou o que é ser animal?
    Qual a sensação de se montar em alguém que não pode se defender, e pior que não teve voz para dizer que não queria estar ali... são muitas pergunats, mas que por enquanto não se tem ao certo uma resposta, porém temos já um apelo, que todos conhecemos de que rodeio não é esporte e sim um sacrifício.
    Parabéns pelo post.
    bjos

    ResponderExcluir