supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

quarta-feira, 9 de março de 2011

Viva o dia da igualdade humana

Lúcia Primaki, minha amiga e leitora, enviou aos seus amigos da rede social um cartão virtual, que comemorava o dia Internacional da mulher e me sugeriu um texto sobre a tal data comemorativa, pois daí pensei: não sei, sei lá, quem sabe, talvez. Porém já falei tanto e bem por sinal das mulheres em publicações anteriores e também, não sou muito a favor de dias especificos. Dia da mulher, dia do homem, dia da criança, dia do índio, são dias pra se comemorar todos os dias. Bom seria se tivessemos o dia da felicidade, o dia pra celebrar a vida, o dia da igualdade humana, o dia da compreensividade, o dia do perdão, o dia da ajuda comunitária, o dia do bem contra o mal, pra também comemorarmos todos os dias junto as demais datas já existentes.
Pena que muitas das datas festivas, criaram formas fantasiosas, nos iludindo através da publicidade, pra consumir presentes a ponto de esquecermos o que a data, por fim festeja.
Portanto, minha amiga me convenceu e vou falar  mais uma vez delas, mães, donas de casa, estudante, que acorda normalmente mais cedo do que o homem, toma seu banho matinal, se prepara pra enfrentar o trabalho, faz café, veste o filho, deixa o almoço pronto pra família toda, pega o ônibus lotado as 7:30 da manhã, depois passa suas oito horas diárias trabalhando, voltando pra casa no fim de tarde e, quando acha que acabou ela terá que enfrentar sua segunda jornada do dia, mas encara mesmo cansada com a tranquilidade que adquiriu a anos desde o início da sua maturidade.  Ao cheiro de sutian queimado, ao longo das décadas, vem conquistando o espaço de trabalho, recebendo um salário digno, liderando empresas e setores com respeito.
Então, parabéns mulher (não pelo dia) por tais conquistas.
 Mas peço pra que não me convença a falar deles, que sentam confortavelmente atrás de uma bancada, engravatados, sem elaborar uma lei rígida que as protejam de maus tratos. A lei Maria da Penha é interessante, mas ainda é pouco.
Digo, porém o índice de violência contra a mulher no Brasil estão cada vez maior e digo também porque, quem as representa também é uma mulher e presidente.
O primeiro passo já foi dado, que foi a conquista do espaço, ainda falta o segundo, que é a punidade, contra aqueles que a violentam, que as mantém como posse, como objeto, que as agridem verbalmente e moralmente, que lhe abusam sexualmente, que as discriminam e etc.
Como pode nos dias de hoje, cujo a civilização e a modernidade caminham em alta velocidade, ainda ver a mulher como ser inferior, a ponto de não aceitar que ela ganhe mais que o homem, a ponto de não aceitar a separação por parte dela, de não aceitar sua liberdade profissional e financeira e a partir disso agredi-la.Sei que não são todos, mas ainda há primitivos que agem assim.
Por isso eu digo, viva o dia da igualdade humana.

2 comentários:

  1. meu lindo amigo,viu como valeu a pena vc falar não apenas de nos mulheres,mas sim da igualdade humana,eu sabia que instigando vc ao assunto leria uma bela crônica de um rapaz lindo e inteligente,que eu por sorte hj posso chamar de amigo...

    ResponderExcluir
  2. É Vagnão, tem dia pra tudo mesmo.
    Quanto a história das mulheres, sou plenamente a favor delas ganharem mais. Vivo insistindo pra minha namorada. Ganhe dinheiro, arrume um bom emprego pra me sustentar que eu caso e não me importo de virar um "do lar".

    abraço

    ResponderExcluir