supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

quinta-feira, 17 de março de 2011

O Brasil caminha em filas

São filas pra tudo. Pra comprar ingressos do clássico do futebol no domingo as 4, pra comprar ingressos da banda power pop que você tanto admira num poster atrás da porta, filas pra merenda, pra cantina, pra tomar a hóstia e receber a benção do padre, pra despedir dos parentes em dias de casa cheia, fila pro mercado,pro açougue, pra farmácia, fila pra pegar e senha e pra depois voltar pra fila denovo e assim ser consultado no médico, filas e filas de carros a espera de abrir o sinal e seguir em frente. É curioso o quanto o Brasil caminha em filas e foi numa dessas famosas filas brasileiras que presenciei de perto 3 grandes polêmicas.
Era uma terça-feria a tarde, quinto dia útil do mes e meu chefe me entregou em mãos uma pasta cheio de cheques e contas a pagar no banco. Assim que entrei no banco e passei pela porta giratória dei de cara com uma fila sinuosa que me aguardava, caminhei e esperei atrás do último que em seguida vieram outros atrás de mim também. UFAAA!! não sou mais o ultimo.
No banco tinha 3 caixas, 2 caixas comuns e um outro especial pra atender idosos, deficientes físicos, gestantes e mães com crianças no colo, mas que atendia normalmente outros clientes independente dessas carências toda. Uma senhora aparentando uns 65 anos vendo aquilo disse em alto e bom som: "Eu acho errado isso, um caixa especial pra idoso atender qualquer pessoa."
Eis ai a primeira polêmica do dia: Em que situação o idoso deve reinvindicar seus direitos?
O homem que manipulava o caixa disse:"Sim a senhora tem razão, aguarde atrás dessa moça que depois dela eu te atendo"
A senhora a caminhou até o caixa esboçando um sorriso de vencedora e no caminho ela cutucou um senhor de cabelos grisalhos e disse:"Vamos, vamos, a gente que é idoso temos exclusividade".O homem sem graça sorriu de lado e permaneceu em silêncio, mas a senhora persistiu:
"Vamos, vamos, a gente que é idoso temos exclusividade".O homem irritado disse:
"Eu tenho o cabelo branco mas não sou idoso, irei esperar na fila como os outros".
Eis a segunda polêmica do dia: A partir de quando me sentirei idoso?
Um outro rapaz indiganado exaltou-se e disse:
"Eu acho errado isso,o idoso tem direito de exclusividade no caixa, mas a gente esta cansado de trabalhar o dia todo no pesado enquanto muito deles atravessam a noite nos bailes da terceira idade cheios de energia pra dar".
Essa seria a terceira polêmica do dia: Quem será digno de tais direitos?

3 comentários:

  1. É a vida. Aff , por isso que odeio filas, Ótimo post sabe. Deixou aquela sensação no ar de " o que vem pela frente ? " . Isso é ótimo. Gostei muito de ler, e ri bastante na historia da fila da hostia ashuashuashu.

    ResponderExcluir
  2. pooo, que massa seu coments, valeu lucas... :)

    ResponderExcluir
  3. Sabe que vivo me perguntando, quem realmente merece essa tal prioridade de que se fala tanto,já que muitos desses velhinhos que vemos por aí passam as noites nos bailes dançando e depois requerem prioridade nas filas, principalmente nos bancos e nós trabalhadores que vivemos com pressa, teríamos que ter prioridade tb? Sei lá viu, tudo o que eu sei é que continuaremos vivendo nessa eterna fila de prioridades, que só tem vantagens é quem tem o cabelo branco e se "julga" digno dela...
    legal a história da fila...

    ResponderExcluir