supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

No lugar do bicho ninguém quer ficar


Olá pessoal, quero agradecer desde já os mais de 13 mil acessos do blog, a todos que leem, visita e até comentam. Mas venho aqui pra falar de um assunto que já falei certa vez, mas que voltou à tona devido a um fato ocorrido no ultimo rodeio de Barretos. Eu, Vagner Zaffani, protetor assumido da vida e dos animais e de cara limpa, manifestei contra o evento nas redes sociais, e esse manifesto virou discussão com quem defende o esporte.
Os defensores dos rodeios vieram argumentar que, os animais não são mau tratados, muito pelo ao contrário, uma vez que eles comem rações especiais, fazem exercícios físicos em piscinas, academias, massagens e etc, afirmando que muitos seres humanos não tem a mesma vida que eles e sendo assim desejam ter.
é ai que eu me indignei, e dei "linha a pipa" na discussão, pois pense bem:

__Primeiro, desde quando um touro ou um cavalo quer ir à piscina, ir à academia, receber massagens? Isso é atividade de boi ou atividade de ser humano? O que o animal quer ter é liberdade, um pasto verde, pois academia é lugar de gente e não de animal, porém foge da natureza desses.

__ Segundo: acredito piamente que eles são bem tratados nas fazendas que habitam, comendo ração especial, recebendo massagens e tal, mas que adianta receber todos esses mimos, pra depois ser solto numa arena, aonde antes, num brete, recebem choque, pauladas, amarram a virilha com o sédem, próximos a falantes altíssimos (com música sertaneja ainda por cima) sendo aguçado pra saltar, com um indivíduo em cima dando esporadas?

__ Terceiro: é como se um individuo, que fosse casado, desse jóias, carro, dinheiro, sapatos, perfumes a sua esposa, e depois lhe batesse com pau, choque, amarrando-as tetas e etc. Morde e Assopra (você entedeu não é!?) é outra novela, muito boa por sinal, ao contrário dos rodeios.

__ Quarto: Curioso é quando os defensores da prática nos vira e diz: "Vocês, precisam ir numa fazenda e ver comos os animais são bem tratados", é como eu lhe disse, não duvido que sejam bem tratados, mas a gente não precisa ir numa fazenda, basta assistir ao vivo e a cores o evento, ou ver na internet ou tv, em rede nacional e em horário nobre, num fantástico qualquer da vida, um touro pulando em círculos com o xucro do peão dando esporadas. Afinal, você já viu um touro, no seu habitat naural pulando que nem louco em círculos? Acho que não, então alguma coisa deve acontecer praque eles ajam asim.

__ Quinto: Basta você digitar no youtube, "maus tratos de animais em rodeios", que você se disponibilizará de centenas de vídeos com flagrantes, de funcioarios dos rodeios mau tratando o bicho (que não é montagem), em distintos eventos um do outro. Inclusive os rodeios de Tarumã-SP e Assis-SP.

___ Sexto: Ai eles batem no peito e dizem: "Tem gente que não tem o tratamento que o boi tem". Graças a deus não é!? Afinal, quem quer ter o saco amarrado, levar choque, pauladas, ser solto na arena, ter os pés laçados ou ser derrubado a força em troca de uma exibição de um cowboy xucro e etc? Se isso não é mau trato é o que? carinho? você deseja receber ese tipo de carinho algum dia?

__ Sétimo: Que legal que o rodeio de Barretos rendeu 5 milhões de reais que foram doados ao hospital do câncer da mesma cidade, parabéns pela iniciativa, mas acho que se os mesmos organizadores do evento fizessem shows de duplas sertanejas(que é o estilo de música que esse público gosta) arrecadariam o mesmo valor, pois sei que muitos que vão ao rodeio, vão pela paquera, pela pegação, pela bebedeira, pelos shows, pra exercer sua identidade de cowboy, vestindo seus trajes típicos e não pelo esporte.

___ Oitavo: Já que gostam tanto do esporte (se é que podemos chamar de esporte) porque não colocam um touro mecânico no lugar do bicho, ou senão os peões se revezarem e fazerem o lugar do touro, afinal, no lugar de quem apanha ninguém quer ficar. Ou será que esquecem que debaixo de suas calças agarradas tem um ser com vida?

__ Nono: O defensor do rodeio, nos virou e disse: "Na hora de comer seu cachorro quente, você não tem dó do animal porquê?", daí eu respondo, matar pra comer e sobreviver é uma coisa, judiar pra ser um instrumento de prazer sádico é outra. Nem no meio ambiente os animais matam por matar, eles matam pra se defender, pra proteger seu território, em lutas na conquista de uma fêmea e até pra comer, agem por instinto irracional, tanto, que se você passar perto de uma sucurí, que acabará de comer uma capivara, ele não irá lhe atacar, pois já esta satisfeita, ao contrário do homem, que judia de outro ser, só por ser de outra espécie, ser irracional e provar sua soberania e força diante do outro. Apesar que existe tantas hortaliças, legumes e frutas, que um ser humano pode muito bem sobreviver sem carne

__ Décimo: O defensor, comparou o choque que eles (touros e cavalos) levam no brete antes de ir pra arena, com o choque daquelas canetas de brinquedo, emitido no dedo ao apertar o pino, que faz a ponta da mesma aparecer pra escrever, eu não acredito, mas suponhamos que o choque fosse igual mesmo, e você sentado na carteira da faculdade prestando atenção no professor, e um amigo sentado atrás de você, lhe cutucasse a aula toda lhe dando choque com essa tal caneta. Irrita não é? E será que também não irrita o boi? Independente da intensidade do choque que no mínimo deve ser autíssima.

 __ Décimo primeiro: O rodeio de barretos já existe a 50 anos e traz admirador do Brasil todo, mas perguntaram o porque que nesses 50 anos, ninguém nunca a derrubou, uma vez que o mau trato foi flagrado e divulgado em vários tipos de mídia fora aqueles presenciam ao vivo. In felizmente, no Brasil o que vale é o dinheiro e não o amor ao próximo, e é esse dinheiro que faz o evento ter essa vida longa, mas nem por isso devemos abaixar a cabeça e deixar de manifestar contra esse ato de maldade.

__ Décimo segundo: Atribuem o que aconteceu com o bezerro e o peão da prova Bulldog, César Brosco (ou César Tosco) em Barretos, como um acidente. Pois daí eu penso, se o acidente fosse com moto ou carro, o máximo que poderia acontecer com o veículo, seria sua perda total, mas no caso da prova, o acidente custou uma vida. Se é um acidente, porque não evitam, execrando a prova sendo ela perigosa? Se é o peão que sofre o acidente, mas se submete a isso, é problema dele, mas o pobre do bezerro que não tem nada a ver com isso, irá se submeter a morte sempre e contra a vontade dele?
__Décimo terceiro: O próprio Marcus Murta, Presidente organizador do rodeio de Barretos, disse que o sédem e o choque é feito pra irritaro touro.

___ Décimo quarto: Nós, que somos contra rodeios, animais em circos e todo tipo de mau trato, não somos apenas ambientalistas e sim defensores da vida(touro,cavalo e etc são vidas), principalmente dessas que não tem forças pra se manifestar a favor de sí mesmo, como crianças, idosos, animais e etc.

Agora você, que ainda quer discutir e defender, leia esse texto, pois argumento contra você tem de monte, e se ainda insistir na idéia, provará que não tem coração e muito menos se põe no lugar de outros, mesmo sendo de outra espécie. Ou será que os milhões de reais que um rodeio arrecada, tem mais valor que a vida?

2 comentários:

  1. Trecho de uma música do Raul Seixas:

    "É você olhar no espelho
    Se sentir
    Um grandessíssimo idiota
    Saber que é humano
    Ridículo, limitado
    Que só usa dez por cento
    De sua cabeça animal…

    E você ainda acredita
    Que é um doutor
    Padre ou policial
    Que está contribuindo
    Com sua parte
    Para o nosso belo
    Quadro social…"

    Entendeste????

    ResponderExcluir
  2. rodeio num é esporte, e nunca foi, judiar do pobre do bicho é um crime...

    ResponderExcluir