supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ser paciente é ser paciente

Era 8 da manhã quando o relógio despertou,levantei me,tirei o pijama,vesti uma bermuda jeans,uma camisa polo azul,tomei café e procurei chegar um pouco antes da hora marcada. Assim que cheguei vi vários bancos diante da porta do médico com 15 ou 20 pessoas sentadas aguardando para serem chamadas,todos enfermos e com caras de sofridos.Tinha um que ocupava duas cadeiras, uma pra sentar e outra pra apoiar a perna enfaixada, uma senhora gordava que dormia em cima do próprio ombro e outra senhora que tossia ineterrupitamente. Deu 9 horas,a hora marcada pra consulta e o médico ainda não tinha chegado,havia apenas a porta do mesmo fechada, com uma plaqueta escrita:"sala 27", e um papel sulfite branco, fotocopiado em preto o nome dele.
O médico chegou era 9:15 da manhã,disse bom dia sorridente a todos pacientes que o aguardavam sentados e os pacientes responderam como se ja fosse intimos do Doutor.
Dentro da sala o Doutor chamava um por um pelos nomes, aos poucos e via os bancos de espera se esvaziando enquanto eu ainda aguardava pra ser chamado.No banco ainda estava o homem com a perna enfaixada apoiada em outro banco mexendo o pé impacientemente, a senhora gorda que dormia no próprio ombro agora se apoiava no ombro de outra senhora e a senhora que tossia ineterrupitamente as vezes tossia como um metrometro.

COF,cof,cof...COF,cof,cof...COF,cof,cof...

E ás vezes tossia com ritmo junto com outro que também tossia lá atrás formando uma sinfonia de tosses na sala de espera
Chegou 10 da manhã e todos ja tinham sido atendido,exceto eu e a senhora que tossia que com os olhos rasos dágua ela me virou e disse:"se o médico não me atender eu morro aquí". Me partiu o coração.
O doutor chamou meu nome e com o coração partido resolvi dar a frente a esta senhora.
10 minutos depois ela saiu e de lá dentro de sua sala ele gritou: "o próximo paciente por favor".
"O próximo!!!!"Ele nem me chamou pelo nome porém sabia que depois de mim não tinha mais ninguém.Entrei, sentei na cadeira e perguntei:"Você me chamou de paciente?"
E ele respondeu:"Sim, paciente'
dai eu disse:"Por acaso sou paciente por ter paciência de te esperar por tanto tempo a sua espera?"
Sem graça ele me sorriu de lado e me perguntou já mudando de assunto:"O que você precisa?"
Mas no fundo a gente entende, porém muitos deles tem que sair correndo de um hospital a outro e chegar em tempo pra atender a todos os pacientes agendados e é nisso que surge os atrasos e a espera tediante de quem quer ouvir palavras de cura de quem entende da coisa; O que precisa é de mais hospitais, uma vez que pagamos impostos...e pagamos muito por sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário