supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sábado, 18 de dezembro de 2010

O tamanho do medo


O Brasil é um país cujo tem as portas escancaradas pra receber visitais internacionais em todo seu território, seja ela de qualquer canto do mundo. E 2010, foi um ano repleto destas, nos deslumbrando com suas artes, sua musicas, sua esportividade e etc. Quem passou por aqui foram os Black eyed peas, The Smashing Pumpkings, Kings of Leon, Guns n´roses, Kevin Costner and Modern west, Metallica, The Cranberries, Could play, Franz Ferdinand, NOFX, Eagle-eye cherry, Beyönce e o eterno Beatle Paul McCartney. Além também do campeão olímpico André Agassi que veio fazer uma disputa comemorativa com o tenista Brasuca Gustavo Kuerten.
Mais de todas as ilustres visitas do ano que passou a que mais me chamou a atenção foi a de um chinês que não tem nada de artista e muito menos esportista, que em uma entrevista para a imprensa nacional ria encantado com as belezas do litoral brasileiro. Enquanto o gigante chinês chamado Xei Xung passeava nas ruas do Rio de Janeiro eu ouvia alguns que lhe mediam dos pés a cabeça dizendo: "Eu tenho medo dele". Medo do que e por que?
O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente quanto psicologicamente.
Existe vários tipos de medo.  Medo de inseto, medo de escuro, medo de água, mas o medo que não compreendo é o medo de gente grande. Será que o individuo por ser muito alto ele será mal? Será desumano e dotados de intrigas? Creio que seja uma associação aos vilões dos filmes americanos antigos que ainda passam na sessão da tarde, cujo os vilões são maiores e oprimem os de altura inferior, usando smepre jaquetas de couro preta e visual rock n roll.
Há vários mitos que envolvem o cidadão alto, uma delas é a de que quem é grande não sente medo, não sente frio, nem sente fome e se sentir fome comerá o dobro que qualquer um come e, se um homem grande chorar ' pelo amor de Deus': " O que? Um homem desse tamanho chorando? Eu não acredito!". É o que dizem quando veem o alto a chorar.
E também não pode perder para um menor em nada, nem na briga,  nem no esporte e nem num simples jogo de baralho: " Eu não acredito, desse tamanhão todo e perdeu para aquele pequenino?", mesmo ambos tendo a mesma idade, surpreende os que veem o acontecido, como se quanto maior fosse mais habilidade teria, sendo que isso depende muito do raciocinio e não da altura.
Fora que a sociedade lhe restrita até para vestir. Se você é alto terá que vestir como pessoas mais velhas mesmo sendo ainda jovem: " Desse tamanho usando essas roupas? Como fica ridículo"
Mais do que comum é ouvir piadinhas tais como: " Já não passa mais na porta hein!?", "Pra beijar tem que abaixar não é?", "Tá frio aí em cima?", Se perguntar a um gordo se ele passa na roleta do ônibus coletivo  ou não, irão questiona-lo dizendo que você é desrespeitoso com este, mas se perguntarem ao alto se ele cabe na cama não é falta de respeito, digo na opinião destes que fazem essas piadinhas de mau gosto e, se o alto achar ruim da tal pergunta ele será tachado como ignorante. É complicado não é!?
Curioso é quando o chefe de alguma coisa olha para o menos e diz: "Você será o responsável pelo atendimento ao público e o maior será o segurança do evento". É como se o maior só soubesse fazer isso e não tivesse nada dentro dele além do "ar assustador"  do mesmo, sendo dotado apenas a dar segurança aos demais e incapaz de usar sua intelectualidade.
As mães dos amigos de infância nunca deixam seus filhos brincarem com o menino maior, elas temem que o garoto alto machuque seu filho com alguma brincadeira de criança, mesmo que esta brincadeira seja inocente, sem intenção de machucar, fora que acham que não combinam os dois andarem juntos com tal diferença de altura e diz: " Filho, esse menino é muito grande pra brincar com você, eu não quero ver você brincando com ele", ou seja, o medo pelo grande vem desde que ele ainda é uma criança e quando esse garoto cresce e entra na fase da puberdade, se depara com a dificuldade de namorar meninas, porém elas não aceitam a 'ficarem' com meninos muito alto, embora tem muita mulher que atualmente admiram e até participam de comunidades em redes sociais na internet voltadas para esse tipo de gosto.
São mitos que muitos desconhecem e só sendo um Xei Xung na vida pra sentir na pele, ainda mais morando no Brasil, país cujo a estatura mediana de um homem é de 1, 70 a 1,85 e da mulher é de 1,60 a 1,75.
O cidadão grande pode muito bem exercer tarefas que na qual ele use o seu próprio raciocínio, sua criação, sua comunicação e outras habilidades pessoais, fora que também muitos tem um super coração e isso depende muito do caráter e não da altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário