supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Coração de beija-flor

As aulas de ciências da professora Valéria eram a mais interessante de todas, segundo a turma do oitavo ano do ensino fundamental 2, principalmente por responder as perguntas mais curiosas e absurdas dos alunos, em especial a turma do fundão, sobre ecologia, fauna, reprodução humana, corpo humano, força, gravidade e etc.
 Perguntas tais como: "Fessora, é verdade que rato quando fica velho vira morcego?",  ou se não: "Fessora, como é que chama aqueles helicópterozinho de asas transparentes?" Se referindo as libélulas, tumultuava a sala entre risos e chacotas dos mais espertinhos, mesmo sendo uma dúvida de quase a metade da sala. Mas certa vez a professora, no laboratório de ciências, trouxe a fot de  uma pequena ave, colorida, com o bico ponteagudo e comprido.
Logo a professora, com a foto da ave nas mãos foi dizendo que aquilo era um beija-flor, que pesa de 1,5 a 25 gramas, também conhecidos como colibrí, aves da família dos Trochilidae, que só existem nas américas.
Os adolecentes atentos a explicação da professora, se apoiavam com a mão no queixo acompanhando-a com os olhos seu caminhar de um lado e outro do laboratório, que em seguida pediu para que Vitória, uma aluna dedicada da sala, que sentava-se a frente, próximo a mesa da professora lhe trouxesse uma régua. A  professora agradeceu e prosseguiu dizendo também que os beija-flores estão distribuidos por 330 espécies, na qual 80 pertencem ao Brasil. Ela disse que eles tem a marcante caracteristica não só de parar no ar como também voar para trás. Além disso é a ave que tem o maior indice cardíaco, com mil batimentos por minuto. O avestruz, maior ave existente, bate em torno de 180 vezes por minuto em atividade. Isso faz que o beija-flor tenha comparativamente o coração maior que a de outro pássaro, em relação ao seu  tamanho e peso.
"Entenderam?", perguntou a professora, "OK, agora farei a chamada, Vitória, traga-me por gentileza a relação de alunos". Vitória, sempre disposta a ajudar a professora, entregou em mãos a relação de alunos e a professora retribui chamando -a de 'beija-flor'.
Envergonhada e sorrindo Vitória disse: "Beija-flor? Professora, sou pequena mais nem tanto", a professora sorriu  também e respondeu: "Não é pelo tamanho e sim por ter um grande coração".

Um comentário:

  1. QUE FOFO beija -flor é sem dúvida um dos pássaros mais delicados DA NATUREZA, eu tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de um ninho até o nascimento dos filhotes na varanda de minha casa, todos os dias esperava por ele ,que cuidadosamente voltava p alimentar seu único filhotinho.

    ResponderExcluir