supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Rock´n roll no Raul Gil



Nirvana é a banda americana que surgiu em 1987, em Aberdeen e teve sua breve duração após o suícidio do vocalista Kurt Cobain em 1994, lançando apenas 3 álbuns de estúdio, "Bleach, Nevermind, In Utero", acompanhado de 2 EPs, 21 singles, 3 albuns ao vivo, sendo um acústico, várias coletâneas e lançamentos póstumos ao fim da banda. Mas o auge da banda foi o sucesso inesperado de "Smell Like teen spirit", que mostrou ao mundo um jeito diferente de fazer rock, trajando roupas que consistiam em brechós, camisas xadrez de flanela e um cabelo por pentear, rejeitando apresentações complexas de altos orçamentos, com letras cheias de angústias e sarcasmo, entrando em temas sociais, apatias, confinamento e um desejo de liberdade. O Nirvana influenciou jovens do mundo todo e foi considerado um divisor de águas do rock de lá pra cá.
Mas, independente da história da banda, creio que Kurt Cobain esteja aplaudindo, sabe lá onde esteja, um jovem, com trancinhas, barba, magro e com um violão branco em punho. Não só pela versão diferente de seu grande Hit, mas também pela ousadia de tocar rock n roll num programa popular de sábado a tarde.
Foi por acaso, enquanto eu zapeava os canais da Tv, que vi a platéia de pé, me arrepiando os pelos do braço, mesmo sendo a maioria adeptas de outro estilo, vibrando com a versão do jovem.
Talita Alves, jurada do programa e vocalista de uma banda de rock chamada Motores, vibrava com os braços tatuados pra cima, esboçando um sorriso, por ver o rock n roll levantando a platéia.
A banda, que é do programa e que acompanhara o jovem, chamado Marcelo Carvalho, se divertiam no palco e após o fim da apresentação se cumprimentaram satisfeitos pela tal façanha.
O programa  Raul Gil, de apresentador com o mesmo nome e estilo conservador e tradicional, está no ar por muitos anos e já esteve em quase todas  as grandes emissoras  de televisão do Brasil e, sempre promoveu Jovens Talentos lançando-os e dando oportunidades a estes, mas esse foi o mais diferente de todos, digo pelo fato de não tocar música popular em um programa de audiência popular, sendo elogiado pelo juri pela coragem de demonstrar a própria personalidade musical.
Será a inclusão do Rock n Roll nas mídias abertas do Brasil? Sei não, o país infelizmente esta longe disso, mas que o 'povão' curtiu... Cutiu hein!



Um comentário:

  1. Cara , amei seu blog. Eu vi esse programa citado no post . Confesso que também fiquei em extase. O menino que cantou a SLTS do Nirvana é um corajoso e exemplo de personalidade. Vou te seguir. E continue postando. Espero ver posts tão bacanas quanto este . Visita o meu blog. Eu também publiquei lá um post sobre esse e um outro assunto bastante em pauta.


    http://lucasmqr2.blogspot.com/

    ResponderExcluir