supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sábado, 4 de dezembro de 2010

Tome juizo menino!

!Meio com sono ele ergue a cabeça e põe os pés no chão meio doido de raiva com o despertador se decidindo acordar. Meio relaxado joga a colcha no chão de qualquer jeito e caminha-se meio arrastando os pés se queixando estar meio com fome. Meio fedido toma um banho e escova os dentes meio despreocupado com a hora. "Acelera moleque, já é meio dia", grita a mãe da cozinha, "Ah" Mãe, to meio cansado", responde ele do banheiro. "Cansado como? sendo que você acordou agora". Veste ele uma roupa meio amassada e pega um metrô meio lotado de ida pra escola. "Tome juízo menino", grita a mãe se despedindo, "aonde eu compro isso pra tomar mãe?".Mas como é estar meio cansado? Talvez é estar cansado de um lado só do corpo. Por exemplo: uma costureira meio cansada deitaria de lado, descansando o lado cansado no sofá encostado á maquina de costura e com o outro braço não cansado ela costuraria a roupa. E estar meio com fome? como é? Creio que uma pessoa que acorda meio com fome no café da manhã cortará meio pão, colocará meia fatia de mussarela, meia fatia de presunto, encherá o copo de leite até a metade do copo e mastigará o pão com mussarela e presunto só de um lado da boca, tomando o leite com o copo encostado no mesmo lado em que mastigou o sanduiche.Imagina se levassemos tudo ao pé da letra, como interpretariamos as frases ditas ou escritas num diálogo figurativo e metafórico?
"Hoje eu tenho uma missão de alto padrão". Ao pé da letra entenderiamos que este indíviduo iria participar de uma missa católica com horas e horas de duração regida por um padre muito alto.
"Abri o jornal e li uma notícia chocante". Será um jornal elétrico com o fio descascado? Plugado direto na tomada? Coitado, esse toda vez que abre o jornal toma um choque de alta voltagem. Um regime militar seria uma dieta imposta do coronel aos soldados na guerra, armarinho seria o ar proveniente do mar e ministério seria um aparelho de som bem pequeno.
Sendo assim, você que é uma pessoa feliz e de bem com a vida ao dirigir na rodovia e se deparar com uma placa escrita: “Cuidado, depressão na pista”, desvie mesmo sabendo que sua força é maior que qualquer zona depressiva.
Mas todos sabemos que são palavras com sentido ambíguo e que a frase muda se interpretarmos uma mesma palavra da mesma frase com o outro sentido, é só brincar com a nossa imaginação.
Catando milhos (eu que não sou galinha) estou ‘meio’ que finalizando esse texto, um bom dia a todos.

Obs: Juizo não se toma, se adquire.


4 comentários:

  1. Será que estar "meio" com fome,encheria só a metade do estomago que mastigamos o sanduíche? Ou será que encheria a metade inferior?

    Quanto ao juízo... tenho um professor que diz:
    "Tenha juízo, nem que for para perde-lo."

    Outros dizem:
    "Meu segundo nome é juízo, o primeiro é SEM!"

    hehehe
    Gosto das duas... é adoro perder o juízo de vez em quando!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. "Ando 'meio' desligado, eu nem sinto, meus pés no chão". A metade ta ligada e a outra não.

    ResponderExcluir
  3. o garçon pergunta:
    __ O que deseja?
    __ Uma cerveja e 2 copos
    __ Copo sujo(com sal e limão na borda) ou limpo?
    __ Sujo por gentileza
    O garçon sem experiência traz um copo com a borda cheia de poeira q ele pegou esfregando-o embaixo do balcão.

    ResponderExcluir
  4. JUIZO VIVO TENTANDO PERDE-LO OU SERIA ENCONTRA-LO,SABE QUE NÃO SEI RSRSR

    ResponderExcluir