supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

sábado, 15 de janeiro de 2011

O verdadeiro João Bosco





João Bosco de Freitas Mucci, mais conhecido como João Bosco, músico e compositor de MPB, que toca violão desde seus 12 anos de idade, influenciado por sua família de músicos e também pelo jazz, bossa e tropicalismo, autor de 25 albuns sendo eles um ao vivo, um acústico e um com a parceria de Tom Jobim.
Eu que não entendo patifas de nada de musica sertaneja, ouvi falar de uma certa música de uma dupla chamada João Bosco e Vinícius que estava fazendo sucesso, logo me empolguei e pensei: "Que legal, João Bosco e Vinicius de Moraes? E qual musica será essa? Rosas-dos-ventos? Samba do pouso ou Mergulhador? Crendo no resgate de uma música antiga para os dias de hoje.
Além de Tom Jobim e Vínicius de Moraes, João Bosco, que é torcedor do Clube Atlético Mineiro, compôs mais de uma centena de músicas ao lado de Elis Regina e Aldir Blanc e sua carreira deslanchou com as músicas: "dois pra lá e um pra cá", "Bala com bala", "O bêbado e a equilibrista", "O ronco da cuíca", "Corsário" dentre outras mais.
Mas logo descobri que João Bosco e Vinícius não tinha nada a ver com o verdadeiro João Bosco em parceria com o saudoso Vinícius de Moraes. Nada contra esse tipo de música, mas acho uma falta de criatividade imensa, pegar o nome de um outro artista pra usa-lo como nome artístico, mesmo que o nome desse da dupla seja o nome de batismo, o interessante seria ele usar outro nome artístico, uma vez que é comum essas duplas fazerem isso.
Imagine você se essa moda pega, pois daí teremos duplas tais como:

__ Caetano Veloso e Rodrigo

__ Chico Buarque e Alexandre

__ Gilberto Gil e Giosvaldo

__ Tom Zé e Tom João

__ Alceu Valença e Felisbino

__ Gal Costa e Cidinha

Ahhh!! Tenha dó

João Bosco de Freitas Mucci, mais conhecido como João Bosco, músico e compositor, esse é o verdadeiro João Bosco.

Um comentário:

  1. O pior de tudo é que se vc chegar em qualquer lugar público falando de João Bosco, as pessoas vão pensar logo de cara que vc está falando do tal sertanejo e não deste, que é músico de verdade.
    Parabéns pelo texto, Vagnão!

    Beeijoss

    ResponderExcluir