supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

domingo, 2 de janeiro de 2011

Prazer! Meu nome é Oswaldovino

Já fazia uns dez dias que ela tinha entrado como nova funcionária na loja, atendendo os clientes no balcão de entrada, enquanto eu mal a via durante o dia por trabalhar nos fundos, organizando o estoque e separando pedidos, mas quando eu a via meu coração disparava e a boca sorria involuntariamente de tanto encantamento. Ela era perfeita , morena, alta, do cabelo liso e os olhos verdes e essa perfeição se deu até o dia em que eu me aproximei e perguntei seu nome:

__ Posso saber seu nome?
__ Sim claro, me chamo Leovegilda Rosicláudia Paredina .

Como é que pode? Tão bonita mas com um nome tão estranho.
Claro que não podemos definir o caráter de uma pessoa simplesmente por ter um nome não tão estranho em relação aos demais nomes mais populares, tanto que temos várias personalidades de talento e sucesso que esconde o nome próprio atrás de um nome artístico. Por exemplo o empresário e apresentador de TV Sílvio Santos que se chama Senor Abravanel e do Trapalhão Dedé santana cujo tem o nome de batismo Manfried SantÁnna. Alguém sabe o verdadeiro nome de Lima Duarte? Ele se chama Ariclenes Venâncio Martins.
 Pois daí eu penso; Uma moça tão bonita no mínimo foi um bebê bonito também. Como é que seus pais conseguiram olhar para aquele nenem tão lindo e um sorrir para o outro e dizer: " o nome dela será Leovegilda Rosicláudia Paredina". Se bem que Leovegilda não é tão feio se compararmos com outros que descobri fazendo pesquisas, veja os exemplos:

Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida

Primeira Delícia Figueiredo Azevedo

Produto do Amor Conjugal de Marichá e Maribel

Maria Tributina Prostituta Cataerva

Marciano Verdinho das Antenas Longas

Lança Perfume Rodometálico de Andrade

Himineu Casamenticio das Dores Conjugais

Flávio Cavalcante Rei da Televisão

Ava Gina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida)

Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado

Os estados do Ceará, Bahia e Paraíba são campeões em criatividades nos nomes dos próprios filhos. Imagina nos anos anteriores aos das décadas de 50 e 60, aonde era comum casais simples terem mais de 6 filhos, haja imaginação pra nomear todas essas crianças. Tem muita gente que tem o nome diferente devido ao analfabetismo dos pais, que na hora de registrar os filhos disseram o nome errado ou devido um erro ao escrever o nome do cartocista.
Em toda década nasce uma geração de crianças e nessa geração vários nomes costumam se coincidir, nós chamamos de nome da moda. Mais tarde essas crianças vão envelhecer e outra geração surgirá com uma nova onda de novos nomes e, 50 anos depois, os nomes daquelas crianças que hoje já são velhas tornam a voltar moda. Por exemplo: Hoje é comum ver crianças se chamar Pedro. Antônio, José, Maria, Laura, Sofia e aqueles nomes que surgiram a tona na década de 80 como: Luciana, Ricardo, Rogério, Andréia estão em baixa.
Mas, depois de ter perguntado a ela seu nome, ela também me perguntou o mesmo e, educadamente eu respondi:

__ O prazer é meu, meu nome é Oswaldovino de Oliveira Borborema.

4 comentários:

  1. Tem muito nome estranho por ai...
    Eu recebi um email uma vez com vários deles. Não sei se eram nomes reais, mas sei que tinha um lá que era "Um Dois Três de Oliveira Quatro". Achei muito bizarro!

    Parabéns pelo texto, Vagnildson! hahaha
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Então, tem pai que e mãe que não se manca né, nem pensa no futuro e qual a situação que o filho irá passar...
    Acho que nome todos deveriam ter a opção de escolher o seu, seria assim: vc é chamado de algum nome até vc ter 12 anos, depois vc escolhe como gostaria de ser chamado, rsrsrsrsrsrs, não resolveria muita coisa, mas pensa o que teríamos de Pelanza por aí e Lady ou Gaga, afffffffff, é melhor deixar como tá...
    Parabéns pelo texto, bjos

    ResponderExcluir
  3. Os nomes Leovegilda e Oswaldovino foram criados pelo autor da crônica, mas os demais nomes citados no texto foram tirados de um blog cujo fala que os mesmos são constatados em cartórios

    fonte: www.algunsnomesestranhos.blogspot.com

    ResponderExcluir