supercrônico

supercrônico
crônicas, contos e poesias

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Falem bem, falem mal, mas falem do Corinthians

Dia 31 de agosto de 2011, data prevista para o fim do aniversário de 100 anos do Corinthians, mas o presente que os mais de 30 milhões de torcedores sonhavam, não chegou, pois um time sem tradição e expressão alguma no futebol tirou destes, no dia 02/02 do mesmo ano.
O Corinthians é o time que tem a segunda maior torcida do Brasil e tem a maior torcida que torce contra, que junta as 3 torcidas dos 3 outros grandes rivais paulista e outros. Talvez essa torcida contra o Timão seja devido a grande exposição do time na mídia, por estar sempre em evidência.
Com o Corinthians é o seguinte, se ele perde 2 jogos em seguida, no dia segunte, as capas de jornais estamparão: "Crise no Parque São Jorge" e, se isso por acaso, acontece com outro time, por exemplo, o Santos, vão dizer apenas que o time perdeu 2 jogos e que logo irá se recuperar nos próximos jogos. Outro exemplo é, se um time como o Palmeiras, São paulo, não perdeu nenhum jogo do campeonato, até a data de hoje, vão dizer apenas que estes estão invictos, se  já é o Corinthians vão noticiar que: "Surge desde já o campeão Paulista 2011". No Corinthians é assim, falem bem, falem mal, mas falem do Corinthians, digo, aos olhos da imprensa.
 Jogar no Timão não é fácil, existe um peso enorme ao vestir a camisa desse time, a cobrança é maior se comparar aos demais times do mesmo estado. Mas essa cobrança veio em demasia pelos torcedores na manhã do dia 05/02 no Centro de treinamento do time Dr.  joaquim Grava, no Parque ecológico do Tietê, Zona leste de São Paulo. Mais de 300 torcedores esperavam pela chegada do ônibus do time, que foi recebido com agressões, xingos, ofensas, pedradas, pauladas, que a polícia interviu com tiros de bala de borracha e bomba de gás lacrimogêneo.
Isso porque no dia após a eliminação da pré-libertadores, torcedores encapuzados invadiram o clube, depredando carros do técnico, jogadores e funcionários que não tinham nada a ver com a derrota.
Por várias vezes nesse texto eu citei: "torcedores aguardavam", ou 'torcedores agrediram", ou "torcedores invadiram", mas na verdade não foram torcedores do Corinthians que fizeram isso, digo por que sou torcedor e não estava la na porta pra fazer aquela palhaçada toda. Dos 30 milhões, estavam apenas 300, que não considero torcedor do Corinthians. São torcedores de torcidas uniformizadas, que por fim torcem pra sí mesmo, que nem se importam pra futebol e sim pra cantar hinos em grupos e cutucar o insulto diante da torcida oposta. Isso acontece não só nas torcidas uniformizadas do Corinthians, e sim em todas as torcidas organizadas de todos times grandes do país.
Certamente, o torcedor adversário, destes que engrossam a maior torcida contra, sobre a segunda maior torcida do país, ao ler esse texto, esta pensando consigo mesmo: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco pra mim", mas convenhamos, o que me diz sobre tal violência desnecessária? Você apoiaria o mesmo, se acontecesse com a torcida do seu time?
O Corinthias saiu do rebaixamento de 2008, em seguida foi campeão paulista sobre o Santos e campeão da Copa do Brasil em cima do Internacional de Porto Alegre em 2009, sem perder um jogo, com espetáculos de dribles e gols do camisa 9 Ronaldo, sendo ovacionado e considerado o mais novo e maior ídolo do time, e hoje, após a eliminação da pré-libertadores, querem a cabeça do mesmo. Po... Tenha dó.
A cada jogo do meu time, eu visto uma camisa surrada e velha, com um patrocínio antiga ainda, cujo comprei no camelô e torço para que o alvi negro paulista ganhe, mas se perde tudo bem, a vida continua, pois é problemas deles, porém todo atleta, de qualquer modalidade, esta sujeito a perder ou ganhar, isso faz parte, mas o que eu nao entendo é torcida organizada ir na porta de centro treinamento, aguardar um time inteiro chegar, pra treinar, e recebe-los com pau e pedra O que a derrota do time mudará na vida destes que agridem, que xingam?
A mesma coisa aconteceu no aeroporto, após a eliminação da Seleção da copa, torcedores, ofendiam e pediam a caveira do Felipe Melo e do Dunga.
Pois dai eu pergunto, deputados aumentaram absurdamente seus salários enquanto o salário do trabalhador continua a mesma miséria de sempre. Porque estes que saem de casa pra xingar jogador em aeroporto e em CT, não vão la na porta do congresso reivindicar essa desigualdade? Por que não vão cobrar mais escolas, hospitais, segurança, saneamento, habitação?

"Toda manifestação é válida, mas sem violência, claro."

2 comentários:

  1. É muito bonito ver as torcidas empurrando seus times com gritos, hinos, cantorias, mas a violência destas, me faz torcer contra o fim das organizadas...

    ResponderExcluir
  2. é foda Vagnão. Mas eu tenho certeza que um cara desse que vai no aeroporto ele ganha com isso... de alguma forma ou de outra. Sendo pago pela organizada ou alguma outra coisa que nós, reles mortais, desconhecemos...

    ResponderExcluir